Cotidiano

Venezuela acusa ingerência interna e abandona reunião da OEA

VENEZUELA-POLITICS_-GHN2VSQG6.1.jpgWASHINGTON – A delegação da Venezuela abandonou a sessão extraordinária do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), na tarde desta quarta-feira. A representação venezuelana reclamou de ingerência do conselho em assuntos internos do país.

A sessão havia sido marcada a pedido de Argentina, Canadá, Peru, Honduras, México e EUA, com objetivo de declarar apoio ao processo de diálogo entre governo e oposição na Venezuela. A última mesa de diálogo, com mediação do Vaticano, foi realizada em Caracas no último fim de semana.

Cármen Velásquez, a representante da Venezuela na sessão, afirmou que a convocatória violava princípios de soberania nacional e, por isso, não acompanharia o encontro do Conselho Permanente.

– Não podemos acompanhar um espaço onde se possa perturbar o processo em questão. A Venezuela não pode consentir que se opine sobre a Venezuela – afirmou.

Na última rodada de diálogo entre governo e oposição na Venezuela, os dois lados acertaram a divulgação de um documento, nomeado “Conviver em Paz”, em que se comprometiam a reduzir as tensões entre os Poderes Executivo e Legislativo no país. Não houve acordo, entretanto, sobre a instalação de um referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro, uma exigência da oposição.