Cotidiano

Vendas on-line disparam no Dia dos Solteiros na China

SHENZHEN – Os chineses desembolsaram valores recorde no comércio on-line no Dia dos Solteiros, a maior liquidação pela internet do mundo, que acontece nesta sexta-feira. À meia-noite de hoje (14h de quinta-feira em Brasília), os internautas chineses lançaram mãos dos seus smartphones ou computadores para aproveitar os descontos propostos durante esta operação comercial, criada em 2009 pelo Alibaba, o gigante nacional do comércio eletrônico.

Para o Alibaba, o Dia dos Solteiros ? comemorado todos os anos em 11 de novembro (11/11) pela repetição do número um, que faz referência ao celibato ? é o momento de impulsar as vendas. Nos primeiro cinco minutos desta sexta-feira, os internautas gastaram cerca de US$ 1 bilhão só no site do Alibaba, passando para US$ 5 bilhões na primeira hora, uma velocidade pouco mais de 30% maior que em 2015.

O Dia dos Solteiros bateu em poucas horas o recorde mundial da operação de descontos on-line que é realizada anualmente nos Estados Unidos, no final de novembro, após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) e a ?Black Friday?. No ano passado, durante os cinco dias de promoção, que terminam na ?Cyber Monday?, os americanos gastaram US$ 11,1 bilhões na internet.

Antes das 7h da manhã, o volume de vendas já tinha ultrapassado o total das transações realizadas durante 24 horas em 2014. Pouco antes das 12h, as vendas chegaram a cerca de US$ 12 bilhões, perto do recorde atingido ao final do dia no ano passado, com US$ 14,3 bilhões, um valor maior do que o PIB de países como a Nicarágua.

A segunda maior empresa do setor na China, a JD.com, também aproveitou o frenesi consumista e propôs uma série de promoções. Às 9h, as transações do site ultrapassaram o total do ano passado.

Em 2015, a economia chinesa se expandiu no seu ritmo mais lento em 25 anos, e diminuiu ainda mais neste ano, enquanto Pequim tenta transferir os motores do crescimento do investimento e das exportações para o consumo interno.

Em meio às medidas adotadas pelo governo chinês para reequilibrar seu modelo de crescimento, o comércio eletrônico se apresenta como uma via indispensável para o país, que tem 710 milhões de usuários de internet. Cerca de 15% das vendas na China são feitas pela internet.

Nos primeiros 10 meses do ano, as vendas on-line subiram 26%, segundo dados oficiais, crescendo duas vezes mais rápido que as vendas de varejo.

Embora o dia ?constitua apenas um fração das vendas totais anuais? do Alibaba, representa ?um termômetro de confiança para o grupo?, que está no alvo dos investidores, indica à AFP o analista independente Li Chengdong.

Li adverte que mesmo se as transações deste ano voltarem a estabelecer um novo recorde, este crescimento não será tão grande quanto no ano passado, quando as vendas subiram 60% em relação ao 11 de novembro anterior.

Essa provável redução se explica por uma conjuntura econômica incerta e por uma regulação mais estrita do setor por parte das autoridades chinesas.

As vendas de Dia do Solteiro do grupo Alibaba neste ano superavam o total de 91,2 bilhões de iuanes (13,36 bilhões de dólares) apurado em 2015 com quase nove horas restantes para o término das 24 horas. Mas o crescimento na receita foi significativamente menor que em 2015 porque os consumidores buscavam descontos maiores de preço.