Política

Vendas industriais têm alta de 7,82% em 2018

Curitiba – O resultado de vendas na indústria do Paraná em abril confirma a tendência de crescimento do setor projetado pela FIEP (Federação das Indústrias do Paraná) em janeiro. O valor é 17,3% maior que o registrado no mesmo mês no ano passado e o saldo acumulado este ano já é de 7,82%.

Apesar da recuperação lenta, os dados da pesquisa Indicadores Conjunturais já apontam alta por quatro meses seguidos. “Cada vez mais setores da economia estão acumulando resultados positivos e a recuperação vem se expandindo mês a mês. Devemos manter a expectativa de um primeiro semestre melhor do que tivemos em 2017”, estima o economista Roberto Zurcher, da Fiep.

O resultado de janeiro a abril mostra que já são 14 setores com resultados positivos e apenas quatro negativos. Os que apresentaram maiores aumentos são couros e calçados (110,25%), edição e impressão (23%) e vestuário (18,5%). Os gêneros com maiores quedas são borracha e plásticos (-23,67%), madeira (-17%) e material eletrônico e de comunicações (-6%).

Segundo o estudo, as vendas industriais de abril tiveram 1,11% de crescimento em relação a março. O aumento, embora pequeno, é atribuído ao desempenho observado em oito dos 18 segmentos pesquisados. Dois dos três gêneros de maior participação na indústria paranaense apresentaram avanço: refino de petróleo e produção de álcool (22,42%), que é uma recuperação sazonal por conta da safra da cana-de-açúcar; e o automotivo (0,7%), que teve estabilidade.

Além desses, o campeão de alta em abril foi o de produtos químicos (25,23%), por conta da venda de adubos e fertilizantes no campo nesta época do ano, assim como couros e calçados (20,3%). Já as maiores quedas foram em têxteis – fios e tecidos (-16,13%), por causa da produção menor e da queda nas exportações; móveis e indústrias diversas (-10,5%), menos vendas no mercado interno; e borracha e plásticos (-9,72%), redução de demanda e baixa após dois meses de crescimento contínuo.

Empregos

Outra constatação do economista refere-se à geração de empregos na indústria. De acordo com os dados, dos 18 setores avaliados, oito tiveram resultados positivos e dez negativos em abril. A alta foi de 0,19%. As áreas que mais empregaram foram as que mais venderam, produtos químicos e alcooleira.

No acumulado de janeiro até agora o índice de pessoas empregadas na indústria do Paraná é de 0,5% de crescimento em relação ao mesmo período de 2017. Os maiores aumentos acumulados são nos setores de couros e calçados (21,4%), veículos automotores (10%) e metalúrgica básica (4,2%).