Cotidiano

Vendas industriais sobem 3,78% no bimestre

Curitiba – As vendas industriais paranaenses registraram uma elevação de 3,78% no primeiro bimestre deste ano em comparação a igual período do ano anterior. As compras de insumos acumularam alta de 5,83% no período e o emprego também teve uma pequena reação positiva de 0,89%. Os dados são da pesquisa Indicadores Conjunturais da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná). O desempenho positivo sinaliza uma retomada do crescimento, mas segundo os economistas, o caminho para a recuperação plena será longo.

“Apesar do crescimento neste primeiro bimestre, o nível de vendas desse período equivale ao registrado em 2007, ou seja, há um retrocesso de 11 anos em termos de vendas industriais no Paraná”, afirma Marcelo Percicotti, gerente de Economia, Fomento e Desenvolvimento da Fiep.

observa que os números da pesquisa confirmam que continua grande a dependência de insumos importados, com alta de 39,08% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, no mesmo período houve uma elevação de 7,40% nas vendas industriais para o exterior.

Ainda segundo o economista, o pequeno aumento de compras de insumos registrado em fevereiro (0,68%) e a utilização de capacidade instalada que permaneceu igual a de janeiro (69%), indicam claramente que a recuperação será lenta. “Ainda não se percebem sinais mais fortes que indiquem uma aceleração da recuperação industrial”, comenta, acrescentando que “será um longo caminho até se atingir os níveis de produção de 2013”.

O resultado acumulado de janeiro e fevereiro de 2018 em relação ao mesmo período de 2017 mostra que dos 18 gêneros pesquisados, 12 tiveram desempenho positivo e apenas seis negativo. As maiores altas foram registradas em Couro e Calçados (+69,37%); Edição e Impressão (+47,56%) e Vestuário (+25,87%). Os gêneros com maiores quedas foram Borracha e Plásticos (-21,77%), 'Madeira' (-11,16%) e Material Eletrônico e de Comunicações (-9,69%).