Cotidiano

Vendas do Grupo Pão de Açúcar crescem com atacadista Assaí

SÃO PAULO – As receitas líquidas do Grupo Pão de Açúcar atingiram R$ 15,094 bilhões no terceiro trimestre, um crescimento de 4,4% em relação a igual período de 2015. Esse desempenho foi possível, principalmente, pelo desempenho das vendas da rede de atacados Assaí, que alcançaram R$ 3,737 bilhões no período, uma elevação de 45,7%. O segmento de alimentos mais que compensou os negócios mais fracos no segmento de comércio eletrônico.

Para a companhia, que divulgou nesta terça-feira a prévia das vendas entre julho e setembro, esse incremento na rede de atacados deve-se à inauguração de novas lojas e aumento no fluxo de clientes.

Ainda no segmento alimentar, a receita líquida das lojas de multivarejo (Extra, Pão de Açúcar, Minuto) teve uma alta de 1,1%, somando R$ 6,354 bilhões. A justificativa para esse crescimento, segundo a empresa, foi a adoção de uma estratégia comercial que buscou reforçar as lojas dessas bandeiras como opções para quem busca preços competitivos.

Desde o segundo trimestre, o Grupo Pão de Açúcar tem intensificado nas lojas do Extra as promoções “1,2,3 Passos a Economia”, que dão descontos a partir da compra de mais de uma unidade do mesmo produto; a “hiper-feira”, com descontos em itens como legumes e verduras”, e o “mais barato”, que são itens básicos com desconto.

Por outro lado, as vendas de não alimentos segue em queda. “A bandeira continuará com foco nas iniciativas para seguir incrementando as vendas. A categoria não alimentos na bandeira Extra apresentou recuperação, porém segue com desempenho de vendas negativo, em linha com o mercado, refletindo cenário macroeconômico adverso”, explicou, em nota.

Esse cenário adverso se reflete nas vendas da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), que ficaram praticamente estáveis, com leve alta de 0,4% (R$ 4,113 bilhões). Já no caso da Cnova, que inclui o comércio eletrônico da empresa, a receita líquida despencou 38,3%, para R$ 944 milhões.

Na avaliação dos analistas do banco suíço UBS, as vendas na Cnova, empresa que passa por uma reorganização societária, seguem abaixo do esperado. ?De acordo com o Pão de Açúcar, essa queda é parcialmente explicada pela estratégia adotada no trimestre em focarem um melhor balanço de crescimento e lucratividade, mas nós acreditamos que esses resultados ainda são afetados por questões operacionais que estão sendo abordadas pela nova administração?, explicaram.