Cotidiano

Vendas do Dia dos Namorados caem 9,5%, pior taxa desde 2006

RIO – As vendas do Dia dos Namorados caíram esta ano 9,5% durante a semana da data — de 6 a 12 de junho — frente ao mesmo período de 2015, de acordo com com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Trata-se do pior desempenho desde o início da série, em 2006.

No final de semana do Dia dos Namorados (10 a 12 de junho) houve queda de 10,7% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente do ano anterior (5 a 7 de junho).

Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia dos Namorados caíram 8,9% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 8,6% em relação ao período equivalente ao ano anterior.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crédito mais escasso e mais caro, a queda do poder de compra dos brasileiros, tendo em vista a escalada do desemprego, e a inflação ainda em patamar elevado, afetaram negativamente o movimento varejista no Dia dos Namorados deste ano.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) previa um recuo de 8,5% nas vendas varejistas no Dia dos Namorados, com base em dados do IBGE.