Cotidiano

Vendas de flores sobem 20%

 

Reportagem: Marina Kessler

Foto: Aílton Santos

Já virou tradição receber flores no Dia Internacional da Mulher. E é nesta data que lojas especializadas têm aproveitado para faturar.

Em uma floricultura de Cascavel, as vendas aumentaram 20% em relação ao ano passado, índice que surpreendeu a proprietária Vera Lucia de Oliveira.“Houve um acréscimo muito grande e inesperado, visto a crise que enfrentamos”, diz. A expectativa é de que nesta quinta-feira (8), o movimento seja ainda mais intenso.

Vera Lucia conta que não são só os companheiros que compram flores para presentear a esposa ou namorada. Hoje, a clientela é bastante diversificada. “São amigas, mães, pais, namorados, maridos, restaurantes e comércio em geral que presenteiam clientes, enfim, um perfil bem diferente de anos atrás”, comenta.

Na maioria das vezes, os arranjos com rosas são os mais pedidos. As orquídeas também estão na lista das preferidas. Seo Agenor Riet diz que todos os anos compra pelo menos uma rosa à esposa. “Faço isso para lembrá-la de como é especial”.

Legenda: Dia Internacional da Mulher aquece comércio de flores em Cascavel

(13local floricultura_as)

BOX

A data

O Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, em um contexto de lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho e também pelo direito ao voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhague, a celebração anual foi proposta. Embora a data comemorativa tenha sido instituída em 1910, a ONU (Organização das Nações Unidas) só a oficializou em 1975.

>>>

FOTOLEGENDA:

Em clima de comemoração

Desde a tarde de quarta-feira (7), os cascavelenses se depararam com dois ônibus do transporte coletivo com cores bem diferentes. Os veículos foram plotados com adesivos rosas em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje. Os ônibus vão circular nas linhas Eixo Leste-Oeste e Linha Direta. Além disso, um ônibus de cada empresa concessionária fará o transporte dos passageiros preferencialmente com motoristas mulheres durante todo o mês de março.

(13local ônibus rosa)