Cotidiano

Venda de produtos da linha branca recua 9,8% no primeiro semestre

SÃO PAULO – A crise econômica derrubou a venda venda de fogões, lavadoras de roupa e refrigeradores no primeiro semestre do ano. A queda foi de 9,8%, em volume, em relação ao mesmo período de 2015, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Eletros, a associação que reúne os fabricantes da chamada linha branca. No ano passado, as vendas da linha branca recuaram 17% e este ano a Eletros espera que o desempenho pelo menos empate com 2015.

Já entre os chamados produtos da linha marrom, que incluem televisores, a queda foi mais pronunciada e chegou a 18,7% nos primeiros seis meses do ano. Foram vendidas 4 milhões de unidades frente as 5 milhões comercializadas nos seis primeiros meses do ano passado.

Entre os portáteis, a queda nas vendas chegou a 19%, informou a Eletros, em relação ao primeiro semestre de 2015. Foram comercializadas 16,2 milhões de unidades entre janeiro e junho deste ano frente as 20 milhões de unidades no mesmo período do ano passado.

Entre linha branca, marrom e portáteis foram vendidas 54 milhões de unidades em 2015 frente as 69,6 milhões vendidas nos 12 meses de 2014.