Cotidiano

Venda de 'pasta à amatriciana' ajudará vítimas de terremoto na Itália

ROMA ? A cidade de Amatrice deu fama mundial à “pasta à amatriciana”, um dos mais tradicionais pratos de massa na Itália. Agora, é a vez da receita ajudar o município, um dos mais devastados pelo terremoto de 6,2 graus que atingiu a zona central da Itália na última madrugada. Os tremores provocaram a morte de peo menos 159 pessoas, além de terem deixados muitos feridos e desaparecidos.

Em solidariedade à cidade, foi lançada uma campanha para arrecadar verba para os desabrigados e familiares das vítimas. Para cada prato de pasta à amatriciana consumido em restaurantes do país, serão doados 2 euros à população, sendo que 1 euro virá da Cruz Vermelha e outro do próprio cliente.

O famoso “spaghetti alla amatriciana” nasceu da tradição dos pastores de Amatrice, que fica na região do Lazio. A receita leva guanciale (um tipo de bacon), queijo pecorino e molho.

Em 2012, após o terremoto que atingiu a região da Emilia Romagna, o chef de cozinha, Massimo Bottura, atualmente considerado o melhor do mundo, ajudou os produtores de queijo locais a venderem milhares de parmesões que tinham sido danificados. Na ocasião, ele criou um risoto de parmesão que logo entrou no menu de vários restaurantes ao redor do mundo.