Cotidiano

Venda de material de construção cai 10,5% em abril

RIO – As vendas de materiais de construção no Brasil caíram 10,5% em abril na comparação anual e recuaram 1,2% sobre março, informou nesta quarta-feira a Abramat, associação que representa o setor.

Entre janeiro e abril, as vendas caíram 15,8%, diante de uma expectativa da associação de recuo de 4,5% nas vendas em todo 2016.

O presidente da entidade, Walter Cover, disse que uma possível revisão desta projeção vai depender dos resultados de maio.

“Estamos esperando para revisar algo próximo de 7 a 8% (de queda) a partir dos resultados de maio. Em tese a partir de maio vai ter alguma recuperação”, afirmou.

Segundo o executivo, há sinais de que os resultados estejam no “fundo do poço”, embora num nível muito baixo de atividade.

Isso porque a base de comparação mensal já mostra recuo muito pequeno e porque até abril do ano passado o mercado estava razoavelmente bem, na avaliação de Cover.

– A gente entende que (o cenário) parou de piorar. Não vai ter uma recuperação rápida e forte, a gente sabe disso – afirmou o presidente da Abramat, mencionando volta da confiança na economia com o desfecho da crise política a partir da aprovação impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Segundo os dados da entidade, as vendas de materiais de base caíram 12,6% em abril na comparação anual e tiveram leve recuo de 0,1% sobre março. Nos quatro primeiros meses do ano a queda foi de 17%.