Cotidiano

Venda de distribuidoras é prioridade, diz novo presidente da Eletrobras

BRASÍLIA – O futuro presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, disse nesta terça-feira em Brasília que as prioridades da estatal para venda de ativos são as distribuidoras. Ele disse ter conhecimento dos estudos da consultoria Roland Berger, que foram feitos para a reestruturação da estatal. Os estudos preveem a venda de diversos ativos.

— Certamente as distribuidoras, começando pela Celg, estão nas prioridades de venda.

Ao chegar para reunião com Paulo Pedrosa, secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Ferreira disse que ainda trabalha na CPFL – onde é presidente até julho – e que não poderia, comentar mais profundamente os temas específicos da Eletrobras.

O edital da venda da Celg já foi divulgado pelo BNDES, que prevê a venda em agosto. Depois da distribuidora goiana, na qual a Eletrobras é sócia com o governo estadual, a Eletrobras poderá vender participações em outras seis distribuidoras de energia.

Segundo relatos de reunião interministerial com o presidente interino Michel Temer ontem, o Ministério de Minas e Energia prevê possibilidade de arrecadar R$ 20 bilhões com a venda de mais de 170 Sociedades de Propósito Específico (SPEs) em que a Eletrobras é sócia minoritária de grupos privados.