Agronegócio

Vencedores de uma maratona

Realizado por 36 horas ininterruptas na Vila Startup, no Show Rural Digital, a Hackathon, a maratona de tecnologia que contou como parceiros o Acic Labs, aceleradora de tecnologia da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Banco do Brasil, Sebrae, Fiep, Senai, Sindicato Rural de Cascavel, Fundetec e Iguassu Valley, terá o nome dos vencedores conhecido nesta manhã, às 9h, durante o Fórum de TI da Ocepar que será realizado na tenda do SRD.

Os vencedores vão para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, conhecer o que há de mais moderno em tecnologia da informação em todo o planeta. O segundo e terceiro colocados receberão prêmios em dinheiro. Os dez grupos participantes, que iniciaram os trabalhos na manhã de segunda-feira e encerraram às 14h30 de ontem, foram instigados a promover ações tecnológicas que possam auxiliar na resolução de dez problemas que travam ou emperram o setor produtivo, considerando o campo, a logística, o transporte, a indústria e os canais de exportação.

Os projetos entregues ontem foram analisados por grupos multissetoriais.

Cadê a internet?

Em um Show Rural amplamente voltado à tecnologia da informação e à agricultura 4.0, onde a modernidade digital faz toda a diferença, a prática foge ao discurso: a deficitária infraestrutura disponibilizada pelas operadoras para dar suporte à comunicação em uma era totalmente digital.

Com o parque tecnológico lotado desde as primeiras horas da manhã, quem precisava de sinal de internet, de praticamente todas as operadoras, precisou de uma verdadeira engenharia para conseguir se conectar. “Não consigo sinal em lugar nenhum. Não consigo acessar redes sociais nem postar algo ou ligar para alguém”, reclamou a jovem agricultora Daniele Freitas.

Por volta do meio-dia, quando a maior parte dos visitantes estava procurando uma sombra para descansar após o almoço, apesar de o dia nublado e com temperaturas que não passaram dos 26ºC, encontrar sinal para fazer qualquer movimento com os celulares era impossível. “Nem mensagem de voz consigo enviar”, destacou o estudante de Agronomia Tales Almeida.