Esportes

Velório de vítimas de acidente aéreo da Chapecoense é marcado pela emoção

FBL-BRAZIL-COLOMBIA-ACCIDENT-PLANE-FUNERAL-GHF31DNB7.1.jpg

CHAPECÓ (SC) – Não teve como segurar a emoção. Torcedores foram às lágrimas com a chegada dos corpos e a cerimônia de velório para as vítimas do acidente com a delegação da Chapecoense. Recebidos inicialmente com gritos de “Vamos, vamos Chape!” e “O campeão voltou!”, os caixões com os corpos foram conduzidos por militares pelo gramado até o local onde acontecem as homenagens aos jogadores.

TRAGÉDIA CHAPECOENSE DIA V

Cada um dos 50 corpos que chegou até o estádio da Chapecoense foi recebido com palmas. Nas arquibancadas os torcedores se abraçavam.

– Não consigo nem falar. É muita dor – disse Felipe Vieira, torcedor da Chapecoense há 10 anos.

Mais cedo, com palmas e choro, cerca de 50 familiares das vitímas acompanharam a cerimônia em homenagem aos mortos no voo que iria para Medellín para a disputa da final da Copa Sul-Americana. Depois de quase duas horas no aeroporto Serafim Enoss Bertasso, em Chapecó, os corpos das vítimas foram para a Arena Condá onde acontece o velório.

DANILO: Mãe do goleiro é homenageada por torcedores na Arena Condá

EMOÇÃO: Imigrantes haitianos se emocionam na Arena Condá

PROTESTO: Torcedor se amarra em cruz e diz que foi “assassinato”

O presidente Michel Temer foi ao estádio para acompanhar a cerimônia. Na sexta-feira, auxiliares da Presidência da República haviam afirmado que Temer só participaria de uma cerimônia no aeroporto da cidade, o que irritou familiares das vítimas. O pai do zagueiro Filipe Machado chegou a dizer que a atitude do presidente era desrespeitosa.

GRITOS DE “É CAMPEÃO” NA CHEGADA DOS CORPOS

Gritos de ‘é campeão’ e aplausos na chegada dos corpos ao estádio

Num breve pronunciamento à imprensa, o presidente afirmou que não avisou sobre sua visita ao estádio por motivos de segurança. Alguns de seus assessores, porém, chegaram a dizer no dia anterior que a hipótese da visita não foi cogitada.

– Não poderia dizer ontem porque se eu dissesse a segurança iria colocar pórticos em volta do estádio e revistar as pessoas que entram. Só comuniquei que vou lá agora, para facilitar a vida de todos – disse o presidente.

FBL-BRAZIL-COLOMBIA-ACCIDENT-PLANE-FUNERAL-GHF31DL99.1.jpg

Temer não quis responder às perguntas dos jornalistas. Ele apenas lamentou o acidente aéreo:

– Foi um trágico acontecimento que abalou o país, abalou o mundo. Quando vejo esta chuva que está acontecendo aqui, acho que deve ser São Pedro chorando pela morte desses jogadores.

Corpos das vítimas do voo da Chapecoense voltam ao Brasil

EMOÇÃO NA CERIMÔNIA

Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) com os corpos das vítimas chegaram a Chapecó entre 9h28m e 9h44m deste sábado. Antes da chegada dos corpos, os familiares foram cumprimentados por Temer. Em uma cerimônia fechada, o presidente ofereceu suas condolências na forma de apertos de mão a cada um dos presentes. Cada família receberá uma medalha da Ordem do Mérito Desportivo.

Salva de tiros e marcha fúnebre na chegada dos corpos a Chapecó

Depois do encontro, os familiares foram até a lateral da pista de pouso. O grupo bateu palmas para homenagear seus entes queridos. Muitos choravam ao ver a aeronave e precisaram de apoio de outros parentes. Temer e outros políticos que foram ao aeroporto ficaram em uma ala separada, a poucos metros das famílias. Médicos e psicólogos voluntários oferecem assistência aos familiares das vítimas e a todo momento oferecem seu auxílio.

Cinquenta caixões viajaram nos aviões da FAB. Durante a cerimônia, um a um, os caixões eram carregados por seis militares em cima de um tapete vermelho, ao som da marcha fúnebre. Alguns deles se emocionaram enquanto conduziam os caixões.

Da lateral da pista, familiares conseguiam ler faixas com os nomes das vítimas. Todos foram aplaudidos. Com as mãos no rosto, uma mulher se emocionou ao reconhecer o nome de seu marido que passada.

– Vai com Deus, meu amor – gritou.

As homenagens à Chapecoense pelo mundo

EMOÇÃO NA ARENA CONDÁ

201612031031156349.jpg-GHF31DIPP.1.jpg

Desde a madrugada torcedores já formavam filas para participarem da homenagem aos jogadores no estádio. Mesmo com a chuva que não dá trégua, as arquibancadas ficaram quase lotadas. Pelo telão dentro do estádio, torcedores acompanharam o translado dos corpos até a arena.

– A emoção já está grande agora, imagina quando vermos os corpos aqui perto de nós, diz a torcedora Ivone Souza.