Cotidiano

Velório de Teori vai reunir autoridades dos três Poderes

PORTO ALEGRE ? O corpo do ministro Teori Zavascki chegou na base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, no início da manhã deste sábado. Ele será velado a partir das 11h, no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que já foi presidido pelo ministro, em Porto Alegre. O enterro está marcado para as 18h no Cemitério Jardim da Paz, também na capital gaúcha. A cerimônia de despedida vai reunir autoridades dos três Poderes.

O presidente Michel Temer embarcará às 11h no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Porto Alegre. Temer deverá chegar ao velório às 13h, segundo a agenda oficial do presidente.

Metade dos ministros do Supremo confirmaram presença no velório: a presidente da Corte, Cármen Lúcia, que já está em Porto Alegre, e os ministros Gilmar Mendes, que deixou Lisboa na manhã de sexta-feira; Dias Toffoli, que volta das férias em Londres; Ricardo Lewandowski, que sairá de São Paulo; e Edson Fachin.

Não irão à cerimônia Rosa Weber, em viagem a Madri; Celso de Mello, que está impossibilitado, segundo o gabinete; Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, ambos em viagem nos Estados Unidos; e Marco Aurélio, que também está viajando.

Teori foi desembargador do TRF4 entre 1989 e 2003, tendo presidido o tribunal nos dois últimos anos em que permaneceu por lá. Saiu para assumir uma vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde ficou até 2012, quando foi para o STF.

O TRF4 tem abrangência sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É na Justiça Federal do Paraná que trabalha o juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos na primeira instância da Operação Lava-Jato. O TRF4 é a segunda instância e, até o momento, tem referendado a maioria dos recursos contra as decisões de Moro.

Teori era o relator no STF dos processos da Lava-Jato que envolvem pessoas com foro privilegiado, como parlamentares e ministros. Ainda não se sabe com quem ficará a relatoria dos processos.