Cotidiano

Velório de Teori será em tribunal já presisido por ele, em Porto Alegre

64432946_BSB-Brasília-Brasíl - 20-01-2017 - PA - Coroa de flores na frente .jpgBRASÍLIA – O velório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, morto na quinta-feira após a queda de uma avião em Paraty (RJ), será no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre. A data ainda não está definida, pois depende da liberação do corpo, mas a assessoria de imprensa do TRF4 acredita que será no sábado.

Teori foi desembargador do TRF4 entre 1989 e 2003, tendo presidido o tribunal nos dois últimos anos em que permaneceu por lá. Saiu para assumir uma vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde ficou até 2012, quando foi para o STF.

O TRF4 tem abrangência sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É na Justiça Federal do Paraná que trabalha o juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos na primeira instância da Operação Lava-Jato. O TRF4 é a segunda instância e, até o momento, tem referendado a maioria dos recursos contra as decisões de Moro.

Teori era o relator no STF dos processos da Lava-Jato que envolvem pessoas com foro privilegiado, como parlamentares e ministros. Ainda não se sabe com quem ficará a relatoria dos processos.

Na noite de ontem, o TRF4 soltou nota lamentando a morte e manifestando solidariedade à família de Teori. O texto era assinado pelo desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, presidente em exercício do tribunal.

Na manhã desta sexta-feira, foram resgatados os últimos dois corpos das vítimas do acidente em Paraty: do piloto do avião Osmar Rodrigues, de 56 anos, e de uma mulher, que seria a professora Maria Hilda Panas, de 55 anos. Na madrugada, foram resgatados os corpos do ministro, do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, fundador do Grupo Emiliano e amigo do ministro, e da massoterapeuta Maíra Panas, de 23 anos. Todos os corpos foram levados para identificação no Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis.