Esportes

Velódromo aprovado no primeiro dia (com medalha de ouro para a Grã-Bretanha)

Obra mais problemática do Parque Olímpico, o Velódromo recebeu suas primeiras provas de ciclismo nos Jogos Rio-2016 nesta quinta-feira, e já saiu medalha: a Grã-Bretanha conquistou o ouro na velocidade por equipes, com direito a quebra de recorde olímpico (tempo de 42.440 segundos). A Nova Zelândia levou a prata e a França, o bronze.

Os recordes dos Jogos Olímpicos Rio-2016

O Velódromo foi inaugurada com seis meses de atraso, quarenta dias antes do início da Olimpíada, sem nenhum evento-teste. Inicialmente orçado em R$ 118 milhões, acabou custando R$ 143 milhões ao Governo Federal. Ciclismo – 10/08

Agora, finalmente recebendo competições, a arena foi palco de uma festa britânica na pista e nas arquibancadas ? os brasileiros, aparentemente pouco habituados a esse esporte, não conseguiram torcer com o mesmo fervor visto em outras arenas. Já durante as classificatórias, com o tempo de 42s562, o time masculino superou o próprio recorde olímpico (conquistado em Londres-2012, de 42s600) na prova de velocidade. Depois foi a vez de o feminino britânico, na prova de perseguição por equipe, bater o recorde mundial e olímpico, com 4m13s260.

Na arquibancada e acessos, o cheirinho era de novo, com uma leve lembrança de tinta fresca, além de uma poeirinha aqui e ali. Nada que incomodasse o público. A chefe da equipe do ciclismo de pista do Time Brasil, Ana Claudia Rodrigues, aprovou o primeiro dia de atividades no Velódromo.

? Estamos treinando aqui desde o dia 25. A pista está muito boa, não temos do que reclamar. Todo mundo está gostando. Não é à toa que estão batendo recordes, sinal de que realmente não há problema algum ? avaliou. De olho no detalhe: riscando o ar

Único representante brasileiro na modalidade, o cearense Gideoni Monteiro disputará a prova Omnium no domingo e na segunda-feira. Nessa categoria, a competição tem seis provas diferentes, disputadas em dois dias. O vencedor de cada prova ganha um ponto, e ao final de todas elas quem tiver mais pontos conquista a medalha de ouro.

? Ele está bem preparado e focado. Fazendo bons tempos nos treinos. Mas só de termos representantes no ciclismo de pista depois de 24 anos já é um grande feito. Mas é claro que pensamos em medalha também ? completou Ana Claudia.

As disputas no Velódromo seguem nesta sexta-feira, a partir das 16h, inclusive com as finais das provas de perseguição por equipe masculina e feminina, além da perseguições individuais masculinas.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu