Esportes

Velejadores alemães se preocupam com detritos na Baía de Guanabara

2016_894515677-201603082246435815.jpg_20160308.jpgA delegação de iatismo alemã está preocupada com a poluição das águas cariocas. Para os atletas, o mais preocupante não é a possibilidade de infecções, mas sim a quantidade de lixo boiando na Baía de Guanabara. Um dos iatistas chegou a relatar o corpo de um cachorro boiando.

Marés diárias empurram enormes volumes de esgoto e detritos para onde estão as raias olímpicas de vela dentro da baía. O lixo tende a se concentrar ao longo das linhas de correntes e entradas e saídas de marés. Segundo o representante da classe Laser, Philipp Buhl, tentar tirar proveito destas correntes pode colocar o barco em perigo.

– Esse é provavelmente o lugar mais sujo que já velejei, mas não posso me preocupar muito com isso. Só estou ansioso por uma competição justa. Até agora, eu estive aqui cinco vezes e voltei para casa saudável cinco vezes – afirmou Buhl.

Ano passado, Erik Heil, timoneiro da classe 49er, teve que ser tratado para uma infecção por uma bactéria resistente a antibióticos. A doença provocou pequenos ferimentos em sua perna.

– Não sabemos a razão, pode ter sido a água, pode ter sido um mosquito, pode ter sido outra coisa – explicou o timoneiro.