Esportes

Velejador russo é excluído da Olimpíada por doping

A Federação Internacional de Vela (Isaf, na sigla em inglês) confirmou, nesta terça-feira, de forma provisória, a participação de seis atletas da Rússia na Olimpíada do Rio. Um velejador russo, no entanto, foi impedido de participar. De acordo com a entidade, Pavel Sozykin está citado no relatório da comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada), que solicitou veto para toda a delegação. Apesar da recomendação da Wada, o Comitê Olímpico Internacional (COI) optou por transferir a decisão para as federações internacionais.

A decisão da federação de Vela foi comunicada nesta terça ao COI e à Federação de Vela da Rússia (ARSF). Na segunda-feira, um porta-voz dos russos havia confirmado a participação dos sete atletas. Com a exclusão de Sozykin, que compete na classe 470 em dupla, a Rússia poderá convocar um novo velejador.

Sozykin está no Rio com a delegação. A confirmação dos outros seis atletas é provisória porque eles deverão passar por novos testes antidoping. As amostras serão enviadas para um laboratório credenciado pela Wada. Em caso de resultado positivo, eles poderão ser excluídos da competição.

A Isaf confirmou provisoriamente a participação de Stefania Elfutina e Maksim Oberemko, ambos no RS:X; da dupla Liudmila Dmitrieva e Alisa Kirilyuk no 470 feminino; Sergey Komissarov na Laser; e Denis Gribanov no 470 masculino.

? Não há espaço na vela para os atletas que buscam ter uma vantagem injusta usando substâncias proibidas ou que tentam manipular ou subverter o sistema antidoping. Para a federação internacional, a prioridade é proteger e preservar a disputa limpa ? disse o Andy Hunt, diretor-execuitivo da federação, em comunicado divulgado nesta terça.