Esportes

Vela tem medalhas de ouro e prata definidas por antecipação

Rio ? Nem foi preciso chegar à regata das medalhas. O holandês Dorian van Rijsselberghe conquistou o ouro na prancha a vela, o RS:X, nesta sexta-feira, por antecipação. Ele venceu sua sétima prova na Olimpíada entre 12 regatas, somou 23 pontos perdidos e não pode mais ser alcançado pelos rivais. Dorian tornou-se bicampeão olímpico, já que havia subido ao lugar mais alto do pódio em Londres-2012.

A combinação de resultado também deu a medalha de prata ao britânico Nick Dempsey antes da regata final. Se por um lado, ele não pode alcançar o holandês campeão, Dempsey também não pode mais ser ultrapassado pelos demais adversários. Ele tem 44 pontos perdidos. De novo, Dempsey ficou com a prata, atrás de Dorian, repetindo o resultado de Londres.

– Eu perdi para o melhor. Dorian foi incrível esta semana e ele mereceu vencer. Estou muito feliz por ter conseguido uma medalha de prata – disse Dempsey.

Portanto, sete atletas brigarão pelo bronze no domingo, quando será disputada a regata das medalhas da classe. Entre eles está o brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, que terminou a fase classificatória em sétimo, com 106 pontos perdidos.

Na vela, a posição do atleta em cada regata corresponde aos pontos que ele recebe. O primeiro soma um ponto, o segundo soma dois, e assim por diante. Antes da regata das medalhas, o pior resultado é descartado. Passa para a última prova – que tem a pontuação dobrada – os dez melhores do ranking geral.

Velas ao mar