Cotidiano

Veja quem são os envolvidos no assassinato do meio-irmão de Kim Jong-un

KUALA LUMPUR ? A Malásia confirmou as suspeitas de que o meio-irmão do didator norte-coreano Kim Jong-un foi envenenado. A autópsia do corpo de Kim Jong-nam apontou traços do agente neurotóxico VX, considerado uma arma de destruição em massa pela ONU. A polícia malaia continua as investigações do assassinato, ocorrido no dia 13 de fevereiro. Antes de morrer, Jong-nam disse as autoridades que uma mulher teria espirrado veneno em seu rosto enquanto aguardava por um voo no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia.

Até o momento, quatro pessoas de nacionalidades diferentes foram presas e sete norte-coreanos estão sendo procurados por envolvimento no assassinato de Kim Jong-nam. Veja a seguir quem são as pessoas ligadas ao caso:

OS PRESOS

Doan Thi Huong

NORTHKOREA-MALAYSIA_KIM

A polícia acredita que Doan Thi Huong, de 28 anos, seja a mulher que pareceu em vídeo esfregando algo no rosto de Kim Jong-nam. A vietnamita, presa no dia 15 de fevereiro, estava usando um moletom estampado com a palavra ?LOL? no dia do atentado. Segundo a polícia, Huong estava com um maço de dinheiro e havia alugado um quarto barato no hotel próximo ao aeroporto na véspera do assassinato.

Siti Aisyah

NORTHKOREA-MALAYSIA_KIM (2)

A indonésia Siti Aisyah, de 25 anos, foi presa no dia 16 de fevereiro, acusada de ter espirrado um líquido tóxico no rosto de Kim Jong-nam. Ela disse a polícia que achava estar participando de uma pegadinha em um reality show e não sabia que o assassinato era real. No entanto, autoridades malaias afirmaram que a jovem havia recebido treinamento e encenou o homicídio em diversos lugares públicos, inclusive em um shopping.

Muhammad Farid Bin Jalaluddin

64975867_This handout picture released by the Royal Malaysian Police in Kual.jpg

Namorado de Siti, o malaio Muhammad Farid Bin Jalaluddin, de 26 anos, foi preso um dia antes de sua namoradA. Ele foi acusado de envolvimento no caso, mas as polícia informou que o soltaria sob fiança.

Ri Jong-chol

MALAYSIA-NKOREA-SKOREA-KIM-BROTHER (2)

O papel do único norte-coreano preso no caso ainda não foi divulgado. Ri Jong-chol, de 46 anos, foi preso no dia 17 de fevereiro. Ele é especialista em química e trabalhava para uma companhia de tecnologia da informação na Malásia.

OS PROCURADOS

2560.jpg

Cinco norte-coreanos estão sendo procurados por serem suspeitos de envolvimento no assassinato. Quatro deles ? Ri Ji-hyon, de 33 anos; Hong Song-hac, de 34; O Jong-gil, de 55, e Ri Jae-nam, de 57 ? entraram na Malásia um mês antes do ataque e foram embora no mesmo dia da morte do meio-irmão do líder norte-coreano. Todos tinham passaportes normais, sem ser o documento diplomático. Já o quinto suspeito, Ri Ji-u, de 30 anos, pode ainda estar no país, de acordo com as autoridades.

OS INTERROGADOS

Para auxiliar nas investigações, as autoridades malaias querem interrogar dois norte-coreanos. Embora não sejam suspeitos do crime, a polícia disse que os dois homens, que podem ainda estar na Malásia, teriam pedido assistência à Coreia do Norte. a embaixada do país tentou atrapalhar as investigações, pedindo para que o corpo de Kim Jong-nam fosse levado imediatamente para a Coreia do Norte e que nenhuma autópsia fosse feita. O embaixador norte-coreano na Malásia, Kang Chol, foi convocado para depor após ter acusado a polícia malaia de estar mentindo sobre o caso.

Hyon Kwang-song

Autoridades malaias querem interrogar o segundo secretário da Embaixada da Coreia do Norte em Kuala Lumpur, Hyon Kwang-song. A polícia enviou uma carta com o pedido do depoimento ao embaixador Kim Chol.

Kim Uk-il

O segundo norte-coreano requerido a depor é Kim Uk-il, de 37 anos. Ele trabalha para a companhia aérea norte-coreana, Air Koryo.