Esportes

Veja o que foi destaque no quarto dia da Rio 2016

RIO ? O Brasil não conquistou medalhas, mas a torcida teve um dia emocionante. O público vibrou com a suada vitória da seleção brasileira de basquete sobre a Espanha; sofreu com Mariana Silva, derrotada na semifinal do judô; se encantou com os ágeis movimentos de Simone Biles na ginástica artística; ressuscitou cânticos de MMA na disputa do boxe, e testemunhou mais conquistas de Michael Phelps nas piscinas. Nas últimas horas do dia, os Estados Unidos voltavam a superar a China no quadro de medalhas, com o Brasil ocupando a 14ª posição.

TORCIDA FEZ A DIFERENÇA

Após uma derrota para a Lituânia na estreia, a equipe brasileira de basquete tinha pela frente a poderosa seleção espanhola, medalha de prata nos jogos de Londres. Diferentemente do que aconteceu na partida inicial, o Brasil começou a todo vapor e teve o apoio de uma barulhenta torcida na Arena Carioca 1, que vibrou, vaiou os espanhóis e incentivou o time, que fechou o primeiro tempo ganhando por 34 a 31.

Na etapa final, o Brasil começou ampliando a vantagem, mas novamente a equipe espanhola empatou o jogo. A torcida voltou a empurrar o time brasileiro, que engrenou e chegou ao último período com oito pontos de vantagem. Apesar de começar o último quarto ampliando a vantagem, o Brasil deixou que a Espanha equilibrasse a partida, virando o placar a 1 minuto e 44 segundos do fim. A 23 segundos do fim, o astro do Chicago Bulls Pau Gasol teve dois lances livres a seu favor e, muito pressionado, errou os dois. Na sequência, Marcelinho Huertas arremessou e, com um toquinho, Marquinhos fez Brasil 66 a 65 a cinco segundos do fim. Com a bola, Sergio Llull tentou, mas não conseguiu dar a vitória para os espanhóis. Festa para os 16 mil torcedores que lotaram a arena. Basquete masculino: Brasil 66 x 65 Espanha

Após a partida, Nenê e o astro Oscar Schmidt ? crítico à postura de jogadores da seleção que atuam na NBA e por vezes pedem dispensa da seleção ? se encontraram na quadra e se cumprimentaram. O pivô dos Houston Rockets, que foi vaiado durante uma partida de exibição no Rio em 2013, elogiou o comportamento da torcida brasileira, e garantiu que o episódio das vaias e o desentendimento com Oscar ficaram no passado.

? Quem anda para trás é caranguejo ? respondeu Nenê.

Já no basquete feminino, nem mesmo o apoio da torcida foi capaz de empurrar a equipe brasileira que sofreu sua terceira derrota, desta vez para a Bielorrússia. As brasileiras, que queriam evitar a classificação na quarta posição para evitar o provável confronto contra os Estados Unidos nas quartas de final, agora precisam fazer contas para não serem eliminadas na primeira fase. O time joga quinta-feira contra a França, às 15h30 (de Brasília), e no sábado contra a Turquia, no mesmo horário. Duas vitórias provavelmente garantiriam a vaga, mas dificilmente entre as três primeiras.

? É muito triste, pois toda a partida que perdemos, tínhamos o sentimento de que poderíamos ganhar ? lamentou Iziane, sem segurar as lágrimas. ? Tivemos momentos bons e outros muito ruins. Eu sei que a última bola não caiu, mas eu tentei dar o meu melhor.

BRASIL SAI DOS TATAMES SEM MEDALHAS

Um dia após o ouro de Rafaela Silva, outra judoca brasileira empolgou a torcida na Arena Carioca 2. Mariana Silva teve um início surpreendente, vencendo a ganesa Szandra Szögedi, a alemã Martyna Trajdos, número 4 do ranking mundial, e a israelense Yarden Gerbi, garantindo presença nas semifinais. No entanto, o talento da paulista não foi suficiente para superar a eslovena Tina Trstenjak, número 1 do ranking e considerada a melhor judoca do mundo em todas as categorias, que conquistou um ippon ao imobilizar a brasileira, e levou a medalha de ouro ao derrotar a francesa Clarisse Agbegnenou.

201608091835252673.jpgNa disputa pela medalha de bronze, Mariana perdeu da holandesa Anicka van Emden, por pontuação mínima (yuko), dando adeus ao pódio. Gerbi, que se recuperou na repescagem, ficou o outro bronze.

? Gostei muito da minha participação, mas infelizmente não foi dessa vez ? afirmou a judoca. ? Fiquei feliz com a torcida, por poder ter um bom desempenho com minha família e meus amigos aqui.

Na competição masculina, Victor Penalber conquistou uma vitória sobre o moçambicano Marlon Acácio na luta inicial, mas foi derrotado na segunda rodada por Sergiu Toma, dos Emirados Árabes, que ficou com uma das medalhas de bronze. A Rússia conquistou seu segundo ouro na modalidade com a vitória de Khasan Khalmurzaev, que derrotou o americano Travis Stevens, e o japonês Takanori Nagase ficou com o bronze.

Outro brasileiro também marcou o quarto dia de competições do judô. Naturalizado libanês, o capixaba Nacif Elias foi desclassificado em sua primeira luta, contra o argentino Emmanuel Lucenti, por uma entrada de golpe proibida. O juiz considerou que Nacif encaixou uma chave de braço quando estava de pé e encerrou o combate. Inconformado, o judoca se negou a sair do tatame da Arena Carioca 2, discutindo com mesários. Após alguns minutos, o vice-campeão asiático deixou a área de luta.

201608091225271534_AFP.jpg? Fui roubado. Isso é uma vergonha. Treinei muito, é catimba argentina. Arbitragem internacional é uma vergonha, sempre me prejudicam no circuito mundial ? reclamou Nacif. ? O que estão fazendo é uma vergonha porque me naturalizei libanês. Vão me punir por dois anos. Treinei muito. Estou triste por isso.

Após conversar com a Federação Internacional de Judô, Nacif retornou para fazer a saudação final e pediu desculpas aos juízes, público e tatame, sob aplausos da torcida.

? Eu vim para ser campeão. Dentro do meu coração estava o espírito de vitória e batalha. Apesar de ter me naturalizado libanês, senti o carinho do povo brasileiro. Entraram comigo e fizeram barulho, senti o carinho do povo brasileiro. Não vou desistir e ainda vou trazer essa medalha para o Espírito Santo. Vou para Tóquio buscar essa medalha ? afirmou o judoca. ? Melhor cair de ippon do que ser desclassificado assim.

NO VÔLEI DE PRAIA, LARISSA E TALITA AVANÇAM

Na Arena de Copacabana, sob os atentos olhares do oscarizado ator Matthew McConaughey, o Brasil, maior medalhista olímpico do vôlei de praia deu mais um importante passo para manter a escrita. Em sua segunda partida, Larissa e Talita derrotaram as americanas Lauren Fendrick e Brooke Sweat, e lideram o Grupo A da competição, assegurando a vaga nas quartas de final. Na disputa masculina, Evandro e Pedro Solberg foram derrotados pelos canadenses Ben Saxton e Chaim Schalk, e agora precisam vencer os letões Aleksandrs Samoilovs e Janis Smedins na quinta-feira, e torcer por uma combinação de resultados para seguirem vivos na disputa.

201608091725590031_RTS.jpg? A gente está pensando passo a passo, jogo a jogo, claro que é importante estar classificada, mas vamos trabalhar para, na quinta, fazer outra boa apresentação ? comentou Larissa. ? A torcida deu um show. Me sinto privilegiada de jogar uma Olimpíada dentro de casa.

O SHOW DE BILES

Na ginástica artística, a equipe brasileira formada por Jade Barbosa, Rebeca Andrade, Daniele Hipolyto, Flavia Saraiva e Lorrane Oliveira, participou da final por equipes e ficou com a 8ª posição. O Brasil ainda disputa três medalhas na ginástica feminina: Rebeca Andrade e Flávia Saraiva se classificaram para as finais da trave e do individual geral.

? Acho que essa foi uma Olimpíada muito boa para a gente. Tivemos alguns erros, mas mesmo com isso tudo, amei a competição. Acho que ficar entre as oito melhores do mundo já é uma honra ? disse Lorrane.

Aos 31 anos, Daniele Hipolyto deixou em aberto seu destino no esporte. Ela continuará a treinar e competir por pelo menos mais um ano.

? Não sei (se é a última Olimpíada). Acredito que, no momento, até agora, essa é a última Olimpíada, mas a gente nunca sabe o que acontece ? afirmou Daniele, que participa pela quinta vez dos jogos.

201608091920422901.jpgNo entanto, nem mesmo o Brasil longe do pódio foi capaz de quebrar o encantamento da torcida com Simone Biles. Em sua primeira olimpíada, a ginasta americana de 19 anos mostrou o talento que lhe rendeu um tricampeonato mundial, liderando a equipe americana e conquistando sua primeira medalha de ouro. Biles lidera também a pontuação individual, além do salto sobre o cavalo, a trave de equilíbrio e a prova de solo. Ginasta Simone Biles em ação

QUEBRADA A MALDIÇÃO DA ESTREIA

Depois de ser eliminado por atletas locais nas lutas de abertura em Pequim e Londres, o boxeador Robson Conceição finalmente reverteu a maldição da estreia e derrotou o tadjique Anvar Yunusov por nocaute técnico, avançando às quartas de final. O pugilista baiano enfrentará o uzbeque Hurshid Tojibaev na tarde de sexta-feira, no Pavilhão 6 do Riocentro.

? Quero ganhar uma medalha para homenagear a minha filha, Sofia, que faz dois anos no próximo dia 19. Me inspiro muito nela ? comentou Robson.

Popularizado pela torcida nos combates de MMA, o grito de ?Uh, vai morrer? se espalhou pela torcida no Riocentro. Robson não aprovou. Boxe: Robson Conceição vence luta contra Anvar Yunusov do Tadjiquistão

? Não acho favorável fazer isso com o adversário. Ele treinou, se sacrificou bastante para estar na Olimpíada. Não podia fazer isso. No meu ver, não gostaria de ver zoada nenhuma ? afirmou o boxeador. ? Mas é bom ter a torcida a favor.

A TARDE DO ?GORDINHO?

O físico destoa dos atléticos nadadores e seus músculos desenvolvidos. O tempo também não foi suficiente para levá-lo a uma final nos 100m. livres. Mas o etíope Robel Kiros Habte não apenas realizou seu sonho de disputar uma Olimpíada, como também ganhou a torcida e foi ovacionado ao terminar, em último lugar, a etapa classificatória.

201608091319498070_RTS.jpgÚnico entre os 59 atletas a ter completado a prova em um tempo superior a 1m, ele se disse feliz em participar dos jogos:

? Estou muito feliz porque é a minha primeira Olimpíada. Queria fazer algo diferente para o meu país. É por isso que eu escolhi a natação ? contou. ? Todo mundo na Etiópia corre. Não nada. Mas eu não queria correr. Eu queria ser um nadador.

201608092301091632_RTS.jpgHoras mais tarde, Michael Phelps levou a plateia ao delírio ao vencer a prova de 200m nado borboleta. Foi a 20ª medalha de ouro do nadador americano, que também conquistou o 21º ouro no revezamento 4 X200 m. minutos mais tarde. Na prova feminina dos 200m. livres, a americana Katie Ledecky conquistou sua segunda medalha de ouro. A sueca Sarah Sjöström ficou com a prata e a australiana Emma McKeon, com o bronze. O colecionador de medalhas

O brasileiro Marcelo Chierighini vai disputar a final dos 100m livre. O nadador se classificou para a decisão na segunda semifinal na noite desta terça-feira. Marcelo foi o quinto em sua bateria e fez o oitavo tempo geral com 48s23. A final será disputada nesta quarta-feira no Parque Aquático.

CLIMA TENSO

Dois episódios contrastaram com o espírito de harmonia dos Jogos Olímpicos. Na estreia do polo aquático, o Brasil foi derrotado pela seleção italiana ? medalha de ouro em Atenas-2004 e de bronze no Mundial do ano passado ? por 9 a 3. Durante a partida, a brasileira Gabriela Mantellato foi expulsa após dar dois socos na cabeça da italiana Roberta Bianconi. A imprensa italiana citou o episódio, mas preferiu se concentrar no bela estreia da setterosa, nome dado à seleção feminina.

Se os socos no polo aquático lembraram a batalha entre húngaros e soviéticos nos jogos de Melbourne, em 1956, no vôlei, Irã e Polônia quase brigaram em quadra, numa cena que trouxe lembranças do confronto entre brasileiras e cubanas na semifinal do vôlei feminino em Atlanta, 1996. Os capitães Michal Kubiak e Saeid Marouf se estranharam. Embora Kubiak tenha dito que não queria briga, o iraniano se despediu dizendo que os dois ?voltariam a se encontrar?.

201608092045378542_AP.jpg? É só esporte e no fim das contas, e o importante é o resultado. Não iria bater em ninguém, não brigaríamos com ninguém. Para mim foi um jogo normal e quero ganhar. Essa é a Olimpíada! É a história da minha vida. Eu quero ganhar e faço tudo para isso ? afirmou o capitão polonês.

Os poloneses ganharam por 3 a 2 (25/17, 25/23, 23/25, 20/25 e 18/16).

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu