Esportes

Veja o estado de saúde dos sobreviventes do voo da Chapecoense

follmann.jpgDurante coletiva de imprensa na tarde deste sábado em Medellín, os médicos que estão cuidando dos brasileiros que sobreviveram ao acidente com o avião da Chapecoense atualizaram os quadros de saúde dos jogadores Alan Ruschel, Jackson Follmann e Neto, e do jornalista Rafael Henzel.

TRAGÉDIA CHAPECOENSE DIA V

Falaram com os jornalistas Marcos André Sonagli, ortopedista da Chapecoense, Edson Stakonski, intensivista de Chapecó, e Ferney Tobón, diretor clínico do hospital San Vicente Fundación, onde os pacientes estão internados.

Ainda não há previsão de transferência dos sobreviventes ao Brasil, pois os médicos não querem correr nenhum risco. Eles falaram até em “milagre”, ao comentar sobre o fato de os quatro brasileiros estarem vivos.

O goleiro Jakson Follmann, que teve parte da perna direita amputada, está consciente de sua situação e chegou a declarar aos médicos: – Prefiro a vida do que a perna. Vamos tirar isso de letra – disse. Ele está bem psicologicamente, conversando. E há mais de 24h não está entubado.

O lateral esquerdo Alan Ruschel também não está mais entubado. E, assim como Follmann, tem conversado com os médicos e a família. O jogador, mesmo com uma lesão medular, está mexendo os quatro membros normalmente.

Já a fratura na quinta vértebra sofrida pelo zagueiro Neto, a princípio, não é grave. Porém, ele sofreu uma perfuração no pulmão, que exige cuidados.

– Vamos fazer um novo exame para analisar a lesão. Mas só será feito em alguns dias, até que a parte pulmonar dê condições – explicou Marcos André Sonagli.

Sobre o estado de saúde de Rafael Henzel, os médicos explicaram que ele teve melhora clínica, mas ainda respira com a ajuda de aparelhos. Sua condição é considerada crítica, porém estável. Ele vem respondendo bem ao tratamento e os sinais de infecção dimínuíram.

Ao final da coletiva, os médicos disseram que não estão abordado a questão do acidente com os pacientes. – O que esses quatro viveram não é pra qualquer um. Eles terão um longo trabalho psicológico depois – comentou Edson Stakonski.

– Não sabemos a posição em que estavam no avião. E na posição em que estavam, provavelmente alguém ao lado morreu. Podemos falar que é um milagre – finalizou Sonagli.

Os outros dois sobreviventes do voo são bolivianos e faziam parte da tripulação. A comissária Ximena Suarez ainda se encontra em fase de recuperação. Neste sábado, ela chegou a postar no Facebook mensagem de apoio ao piloto do avião Miguel Quiroga, que faleceu no acidente. Já o também comissário Erwin Tumiri recebeu alta nesta sexta-feira.