Cotidiano

Veja imagens 360 graus da Basílica de Aparecida

SÃO PAULO. Pelo menos 160 mil fiéis devem visitar nesta quarta-feira o santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Além das missas, que acontecem em vários horários, o santuário dá a largada para as comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, que ocorreu em 1717 e será comemorado em 12 de outubro do ano que vem. Uma medalha comemorativa está sendo lançada nesta quarta-feira.

Quem mora muito distante e não consegue ir até Aparecida pode visitar o santuário virtual pela internet, onde é possível acompanhar missas e até mesmo acender velas virtuais. Também é possível ver imagens em 360 graus da Basílica, a maior do país.

Aparecida, a 170 quilômetros de São Paulo, é o principal centro de peregrinação católica do país e atraiu no ano passado 12 milhões de visitantes. Em outros centros de visitação católica, como Fátima, em Portugal, ou Lourdes, na França, o número de fiéis não ultrapassa os 6 milhões anualmente. No ano que vem, as comemorações dos 300 anos da descoberta da imagem da santa por três pescadores no Rio Paraíba do Sul, as visitações devem bater um novo recorde.

Apenas em 2015 a Sala de Promessas, uma das mais visitadas, recebeu mais de 40 mil objetos.