Cotidiano

Veja como ficou o novo calendário de vacinação para 2016

Mudanças entraram em vigor no início do mês, após determinação do Ministério da Saúde

Cascavel – Desde o início do ano, o Ministério da Saúde determinou mudanças nos esquemas de vacinação. Segundo a enfermeira Elizabeth Nagi, algumas doses foram ampliadas e modificadas.

“O novo calendário já está em vigor desde a segunda-feira e vale para todo o País. Um dos exemplos é a vacinação da pólio, que combate a paralisia infantil. Agora as três primeiras doses serão injetáveis e, nos reforços, aos 15 meses e aos 4 anos, será via oral, pela tradicional gotinha”.

As outras doses, nas campanhas realizadas anualmente, também serão gotinhas. Já a vacina contra o HPV, ministrada em meninas com 9 a menos de 14 anos, passará a ter duas doses.

“Aquela vacinação que iria acontecer após cinco anos da primeira dose não vai mais acontecer”.

A imunização da hepatite A, que era em crianças com um ano, será aplicada aos 15 meses, em dose única. A meningite tipo C, as doses continuam as mesmas, mas vai ter mudanças no reforço. A pneumocócita 10 valente, passa de três doses e um reforço para duas doses e um reforço e a de hepatite B, que era até os 60 anos, agora não tem mais limite de idade.

“Como a grande maioria das vacinas é ministrada em crianças, os pais devem ficar atentos às mudanças e, em caso de dúvidas, procure a unidade de saúde de seu bairro para não perder os prazos”, disse Elizabeth.

Entenda o que muda:

– HPV
Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.
Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.

– Poliomielite
Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).
Como fica: muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável.

– Pneumonia
Como era: 3 doses  (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.
Como fica: 2 doses – aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.

– Meningite
Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Como fica:2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.