Cotidiano

Veja aponta Paraná como segundo estado mais competitivo do País

O Paraná ficou com nota 80, atrás apenas de São Paulo, que somou 90

Curitiba – “Deixamos para trás grandes centros econômicos e alcançamos avaliações positivas em indicadores como segurança, infraestrutura, solidez das finanças públicas e capacidade de investimento. Nos preparamos para que 2016 seja melhor para o nosso Estado”, registrou o governador Beto Richa no Facebook, comemorando o fato de o Paraná ter sido apontado como o segundo Estado mais competitivo do País em ranking publicado pela revista Veja.

O ranking de competitividade dos estados é elaborado pelo Centro de Liderança Pública, em parceria com a consultoria Tendências e com a Economist Intelligence Unit, a divisão de pesquisas e análises do mesmo grupo que edita a revista The Economist. O Paraná ficou com nota 80, atrás apenas de São Paulo (90).

“Este segundo lugar tem um gostinho de primeiro. Afinal, todos reconhecem que São Paulo é o hors concours, um Estado com a força de um País. Este segundo lugar foi apontado depois de uma avaliação que analisa a governança, as políticas públicas, os investimentos em educação, saúde, segurança, infraestrutura, empresas públicas e combate à corrupção. O Paraná é uma ilha dentro do cenário de dificuldades e incertezas do Brasil”, ressaltou o governador.

Indicadores

Nos indicadores que compõem o ranking, o Paraná lidera em segurança pública com 100 pontos, contra uma média nacional de 67 pontos. Em infraestrutura (energia, rodovias e telecomunicações), está sem segundo com 72 pontos, enquanto a média no Brasil é de 53 pontos.

Em educação (desempenho e taxa de abandono), o Paraná ficou em terceiro com 85 pontos, para uma média nacional de 54 pontos. Em solidez fiscal (endividamento público e investimento), também ficou em terceiro com 98 pontos e em sustentabilidade social (saúde, desigualdade e saneamento) em quarto com 86 pontos.