Política

Veículos vão ampliar logística da agricultura familiar

Curitiba – O deputado Alfredo Kaefer (PP-PR) participou nessa segunda-feira (18), no Palácio Iguaçu, com a governadora Cida Borghetti e o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, da entrega de 25 veículos para as Centrais Públicas de Recebimento e Distribuição da Seab (Secretaria Estadual de Abastecimento e Pecuária).

Os carros servirão de apoio à logística e à comercialização de alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos, que atende os agricultores familiares.

Para a governadora, os investimentos em logística representam mais oportunidades aos produtores rurais e fomentam as práticas de agricultura familiar no Estado: “Os veículos vão facilitar a logística dos produtos cultivados pelos pequenos produtores para que cheguem às mesas com a qualidade assegurada para o consumo. Com isso, os agricultores terão mais oportunidades de plantio”.

O ministro do Desenvolvimento Social afirmou que apoiar a agricultura familiar significa ajudar na manutenção de um dos elos importantes do Brasil: “Hoje, 80% dos alimentos consumidos no País são provenientes da agricultura familiar. Entregar equipamentos para facilitar o escoamento da produção é estratégico para o governo, para a economia e para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Beltrame.

Os veículos serão distribuídos aos municípios de acordo com planejamento do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado, que levou em consideração os principais produtores de alimentos para a merenda escolar e aqueles que ainda não têm assistência técnica apropriada. Na próxima etapa de entregas de equipamentos, que deve acontecer até o fim de 2019, os 105 municípios que abrigam as centrais da Secretaria da Educação serão contemplados.

Para o deputado Alfredo Kaefer, “além do plantio para vender, as famílias também tiram o próprio sustento da terra. É muito importante que a agricultura familiar seja contemplada, pois ela gera renda aos produtores e a melhoria na qualidade da produção, que reflete também para a cidade. É importante frisar que, para a cidade ir bem, o campo precisa estar bem. Com os veículos entregues, os produtores vão ganhar mais assistência e agilidade na entrega dos seus produtos”.