Cotidiano

Veículos BMW e Lexus passam por recall

Lexus IS300.jpgRIO ? A BMW do Brasil e a Toyota estão anunciando recall de modelos das marcas por problemas no sistema de airbag. No caso da BMW, o chamamento atinge um automóvel BMW 430i Cabrio Sport Limited Edition, importado, fabricado entre 13 de setembro de 2016 e 11 de outubro de 2016, e colocado no mercado de consumo, com numeração de chassi 5G87814, distribuído no Estado de São Paulo. Deve ser efetuada a substituição do módulo de airbag (cápsula de ignição) do veículo supracitado.

recall 05012017

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a BMW informou em seu comunicado ter verificado que cinco veículos das marcas BMW e MINI, fabricados entre 13/09/2016 e 11/10/2016, podem apresentar mau funcionamento dos módulos de airbag (capsula de ignição), devido ao desenvolvimento dos referidos módulos em desacordo com as especificações necessárias”. Nessa condição, ?caso manifestada a falha, é possível que os airbags não sejam ativados em uma colisão, podendo agravar os riscos de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo?. Segundo informações da empresa, “dos cinco veículos afetados, quatro ainda não haviam sido comercializados aos clientes finais no momento que a BMW recebeu a informação da BMW AG. Nesse sentido, apenas um veículo afetado fora comercializado ao cliente final, mas já está em posse de uma concessionária autorizada BMW para a realização do reparo?.

Mais informações podem ser obtidas junto à BMW, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para recall, 0800 019 7097, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h.

A Toyota do Brasil, por sua vez, está convocando os proprietários dos veículos Lexus IS 300 a agendarem reparo do airbag do lado do passageiro dianteiro junto a uma concessionária da marca. Estão incluídos na campanha os carros , com chassis com código alfanumérico JTHBG2626 e com os seguintes oito últimos dígitos: C5002916 – C5003137 e D5003141 – D5003379

No comunicado, a empresa informa que constatou a degradação de um componente químico do deflagrador do sistema de airbag do lado do passageiro dianteiro após longos períodos de exposição do veículo a altas temperaturas e umidade do ar. Esta degradação torna o airbag mais suscetível de romper-se inadequadamente no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de fragmentos de metal da carcaça do deflagrador, juntamente com a bolsa do airbag, podendo causar danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais ao passageiro e ao demais ocupantes do veículo.

O recall será feito em duas etapas para a correção do problema: uma, com início nesta quinta-feira, dia 19, para a desativação do airbag do lado do passageiro dianteiro e a fixação de etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária da peça. A outra etapa começa em 3 de abril de 2017 para a substituição do deflagrador, com a reativação do airbag do lado do passageiro e a remoção da etiqueta de alerta. Para mais informações, disponibiliza o telefone 0800 539 8727 e o site da Lexus.