Cotidiano

Veículo autônomo colide com caminhão em Singapura

SINGAPURA ? Um carro auto conduzido que levava dois engenheiros no carona bateu em um caminhão enquanto trocava de pista, nesta terça-feira, segundo autoridades de Singapura. O acidente, no entanto, não deixou feridos. O veículo estava sendo operado por um software para automóveis autônomos desenvolvido pela startup nuTonomy, que mês passado ofereceu caronas de graça para quem aceitasse viajar dentro de táxis autônomos em um bairro de Singapura.

O Land Transport Authority, órgão responsável pela área de transporte terrestre do país, disse que o carro se envolveu em um ?pequeno acidente? em uma via pública designada para testes. ?O veículo de teste estava trocando de pista quando colidiu com um caminhão em baixa velocidade. Ninguém saiu ferido?, escreveu em sua página do Facebook. ?Estamos trabalhando ao lado da polícia na investigação do acidente?, acrescentou. Autoridades

A NuTonomy, startup criada em 2013 no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), declarou em nota que estão cooperando com as autoridades e conduzindo uma investigação por conta própria. Os veículos autônomos foram testados por cerca de 7 km em um bairro comercial e residencial de Singapura. A área oficial de teste, que antes era menor, foi duplicada pelo governo, como afirmou Karl Iagnemma, CEO da nuTonomy.

Atualmente, a empresa conta com seis carros dos modelos Renault Zoe e Mitsubishi i-MiEV, e espera que a sua frota de veículos conduzidos sem motoristas duplique até o fim do ano. Eles planejam, ainda, que toda a frota de táxis de Singapura seja de carros autônomos.