Cotidiano

Veganos são presos por negligenciar a alimentação de seus bebês

2016 946420384-201610210227339581_AP.jpg_20161021.jpg

RIO ? Uma mãe da Pennsylvania afirmando ser vegana foi acusada, este mês, de abuso infantil por alimentar seu bebê apenas com pequenas quantidades de nozes e mirtilos. Na Itália, após vários bebês veganos necessitarem de hospitalização por desnutrição, um legislador propôs um projeto de lei que tornaria um crime alimentar crianças menores de 16 anos com dieta vegana. Estes casos não se tratam de veganismo propriamente, mas sim de negligência, dizem pais que estão criando seus filhos com esse tipo de alimentação.

No primeiro caso Pennsylvania, Elizabeth Falcão, de Farmington, se tornou obcecado com uma dieta vegana, o que levou seu ex-marido a entrar em contato com a equipe de assistência à criança da Fayette County, de acordo com uma queixa criminal. Os médicos identificaram, em agosto, que o bebê tinha atrasos de desenvolvimento e não poderia engatinhar porque ele estava desnutrido, conforme a denúncia. A desnutrição também teria ocasionado erupção cutânea no menino.

Histórias de pais veganos sendo presos por desnutrição de crianças ? que inclui morte, em alguns casos ? apareceram nos últimos nos Estados Unidos, e os casos na Itália repercutiram internacionalmente.

Ao punir maus pais em dietas veganas, alguns dizem, injustamente estigmatizam aqueles que têm feito sua lição de casa e que introduzem seus bebês a uma alimentação livre de produtos animais, como carne e laticínios de forma segura.

?Eles focam nos alimentos veganos nessas histórias, mas não é que essas pessoas não estejam dando aos seus filhos o tipo certo de alimento, é que elas não estão alimentando-os?, disse Fulvia Serra, de Fort Collins, Colorado, à AP. A italiana tem um filho vegano, de um ano, e uma filha vegetariana, de 12 anos.

O livro da Academia Americana de Pediatria chamado ?Nutrição pediátrica? dedica um capítulo a dietas vegetarianas e veganas. Ele descreve como, com uma boa nutrição e planejamento dietético, ?é possível fornecer uma dieta equilibrada para vegetarianos e veganas?.

?Para as crianças, em geral, você pode ter uma dieta vegana segura, mas isto deve ser feito em consulta com um pediatra ou profissional de saúde?, disse à agência Sheela Magge, endocrinologista do Sistema Nacional de Saúde Infantil e membro da Academia Americana de Pediatria. ?Estes são momentos críticos do desenvolvimento do cérebro, por isso deve ser feito com cuidado?, acrescentou.

O primeiro alimento ideal para os bebês é o leite materno, frisou Magge. Muitas mães veganas optam por amamentar, mas para aquelas que não têm ou não podem, a única outra opção é usar leite de soja. Segundo a especialista, os nutrientes essenciais para bebês são a vitamina B-12 e a vitamina D, assim como ferro, zinco e cálcio. Receber a quantidade necessária de B-12, que vem do leite e de ovos, é uma preocupação específica na dieta vegana, já que a falta da vitamina pode levar a problemas neurológicos.

Na medida que os bebês ficam mais independentes e começam a consumir alimentos sólidos, os pais precisam se certificar de que todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento estão sendo fornecidos. Um pediatra pode ajudar os pais a orientar e oferecer suplementos, se necessário.