Esportes

Vasco tem 'final antecipada' contra o Atlético-GO

Se for correta a tese de que uma das razões da queda de produção do Vasco na temporada é a falta de motivação em sua terceira temporada na Série B, o jogo deste sábado, contra o Atlético-GO, às 16h30m, em São Januário, é um teste importante. Afinal, é a primeira partida após a eliminação na Copa do Brasil, talvez a disputa mais atraente no horizonte do clube em 2016. Agora, só resta mesmo lutar pelo título da segunda divisão. E o elenco terá que se mobilizar para isso.

TABELA: Jogos e classificação da Série B

Vasco em 24 de setembro

Talvez aí resida um bom motivo para a comissão técnica vascaína se apegar. O jogo de amanhã pode ser encarado como uma espécie de final antecipada. Afinal, o Atlético-GO tem os mesmos 48 pontos do Vasco, perdendo a liderança apenas por ter uma vitória a menos do que o time carioca. Os demais rivais estão a uma segura distância.

Jorginho tem problemas para formar o time. Ao mesmo tempo, os desfalques podem lhe dar oportunidade de testar novas opções, numa espécie de planejamento antecipado para 2017. Na lateral esquerda, Júlio César, com dores musculares, não vai jogar. Cederá seu lugar ao jovem Alan Cardoso. Além dele, o volante Douglas, que vem agradando o treinador, é dúvida por causa de uma pancada no pé recebida diante do Santos, pela Copa do Brasil. Com dores na coxa direita, o atacante Júnior Dutra também não tem presença confirmada.

Jorginho pode optar por William na vaga de Douglas. Para a vaga de Júnior Dutra, Jorge Henrique e Caio Monteiro surgem como as alternativas mais prováveis.

O zagueiro Luan promete que não faltará mobilização na reta final da temporada.

– Não queremos dar chance a ninguém, o objetivo é garantir o acesso e o título o mais rapidamente possível. Há uma pressão para que o Vasco suba, é normal. A campanha do ano passado nos colocou na Série B. Precisamos jogar no limite a cada partida para conseguir o acesso o mais rapidamente possível – disse o defensor.

O Atlético-GO não traz boas recordações ao Vasco neste ano. Foi o clube goiano que tirou a invencibilidade de 34 jogos que o time conservava desde 2015. A derrota do primeiro turno, em Cariacica, é considerada no clube um ponto de inflexão da temporada. Sem a série invicta a defender, o ânimo do elenco teria desmoronado e, com ele, as atuações.

– Eles têm muitos jogadores que já passaram por clubes grandes. É uma equipe com muitas qualidades – disse Luan, sobre o rival de amanhã.

O Vasco busca motivar também a torcida, que andava ausente de São Januário. Contra o Santos, apesar da eliminação, a boa notícia foi que mais de 18 mil pessoas foram ao estádio.

A diretoria decidiu manter a política de redução de preços para o jogo deste sábado: os valores cheios – sem contar a meia entrada – variam entre R$ 40 e R$ 70.

VASCO X ATLÉTICO-GO

Vasco: Martín Silva, Yago Pikachu, Luan, Rodrigo e Alan; Diguinho e Andrezinho; Douglas (William), Nenê e Júnior Dutra; Éderson.

Atlético-go: Kléver, Matheus Ribeiro, Marllon, Lino e Romário; Pedro Bambu, Michel, Marquinho, Jorginho e Gilsinho; Júnior Viçosa.

Juiz: Felipe Duarte Varejão (ES).

Local: São Januário

Horário: 16h30m