Esportes

Vasco tem aproveitamento de apenas 40% no segundo turno da Série B

A gordura que o Vasco acumulou no primeiro turno, que fazia a equipe sonhar com uma campanha de volta para a elite nacional sem sustos, foi pulverizada no segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a derrota para o Paysandu por 3 a 1, a segunda seguida na competição, o time de Jorginho perdeu pela primeira vez a liderança da competição desde que a assumiu ainda no início do torneio e viu os adversários se aproximarem perigosamente.

TABELA: Jogos e classificação da Série B

Vasco OUTUBRO

A distância do Vasco para o quinto colocado, o Náutico, que está hoje fora da Série A de 2017, ainda é relativamente confortável. São seis pontos de diferença. Os cariocas têm 51 pontos, enquanto o time pernambucano soma 45. Mais preocupante, porém, é a campanha do time no returno.

Após dez rodadas, o Vasco tem a 12ª campanha do segundo turno. São apenas 12 pontos conquistados em 30 possíveis, um aproveitamento de apenas 40%. Em dez rodadas, o time venceu três jogos, empatou três e perdeu quatro. Marcou 14 gols e sofreu 15. O que mostra o quanto o time despencou é a comparação com o seus feitos no primeiro turno, quando teve aproveitamento de time campeão (68,42%). Em 19 jogos, foram 12 vitórias, três empates e quatro derrotas. O time marcou 31 gols e sofreu 18.

É essa campanha na primeira metade do campeonato, além de tropeços dos principais rivais, que vêm segurando o Vasco no grupo dos quatro primeiros hoje liderado pelo Atlético-GO com 52 pontos. Completam o G-4 da Série B o Avaí e o Londrina, ambos com 48 pontos. Próximo adversário do Vasco, no sábado, na Arena Amazônia, em Manaus, o Londrina tem a segunda melhor campanha do segundo turno com 20 pontos conquistados e um aproveitamento de 66,67%. Só perde para o Avaí, que marcou 25 pontos e, com um aproveitamento de 83,3% arrancou de um 15º lugar no primeiro turno para o G-4 no segundo turno.

O técnico Jorginho, que já foi contestado pela torcida em outro momento de turbulência na temporada, quando o time ficou cinco jogos sem vencer, reconhece que o time não pode voltar a perder pontos após estas duas derrotas. A partida contra o Londrina, portanto, ganha ares de decisiva.

– É uma derrota que dói (a para o Paysandu). Como treinador, tenho que estar atento. Perdemos a liderança, estamos vindo de duas derrotas, é importante rever todo o conceito, aquilo que vem fazendo, para que possa mudar e tomar uma posição. Não podemos de forma alguma perder o próximo jogo. É fundamental para que voltemos à liderança – afirmou.

PRESSÃO E DISCURSO OTIMISTA

Embora tenha defendido que a sua equipe fez uma boa partida em Belém, Jorginho acredita que a pressão sempre existirá a cada tropeço da equipe. Mas ele manda uma mensagem otimista.

– Pressão tem sempre, principalmente no momento que estamos vivendo. A gente vinha bem, liderando o campeonato de ponta a ponta. Mas não tem nada perdido. Claro que precisamos mudar atitudes e vencer o próximo jogo. Pressão sempre existe no Vasco, já que é a maior equipe que tem hoje na Série B.

Apesar do segundo turno aquém do esperado, as chances de o Vasco subir ainda são bem altas. Em torno de 87%, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. Se fizer mais 11 pontos nas próximas nove rodadas, ou seja, um desempenho semelhante ao que teve até aqui no segundo turno, o time tem boas chances de conseguir ao menos a quarta vaga para a Série A. Ainda que o número ideal e que garanta o retorno à elite com 100% de certeza seja o de 67 pontos. Nesse caso, o Vasco precisaria de mais 16 pontos em 27 disputados.

– É um momento delicado, não queríamos perder a liderança. O torcedor está insatisfeito, isso é normal. Vamos em busca de voltar à primeira colocação – garantiu Jorginho.