Esportes

Vasco precisa contra o Santos de placar que tem sido raro no semestre

2016_926476326-2016_925710950-INFOCHPDPICT000059148049_20160726_-3-.jpg_2016.jpgConhecido como “o time da virada”, o Vasco colocará a fama em jogo quando entrar em campo contra o Santos, na quarta-feira, às 21h45m, em São Januário. A partida vale vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Para alcançar o objetivo, o time de São Januário terá que conseguir cumprir uma tarefa nada simples: vencer por 2 a 0 o Santos, quarto colocado na Série A. O placar não tem sido frequente nos jogos do Vasco na temporada.

Em 26 rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro, os vascaínos conquistaram 14 vitórias. Só quatro delas por 2 a 0. Outra foi por 3 a 1, e houve ainda uma goleada por 4 a 0. Mais da metade, porém, foi por diferença mínima: oito vezes. Os triunfos por 2 a 0 representam apenas 15% do total de jogos este ano do time na segunda divisão.

Na Copa do Brasil, foram até agora sete partidas. Uma derrota para o Santos, por 3 a 1, e um empate com o CRB em 1 a 1. As quatro vitórias foram por apenas um gol de diferença: uma contra o Santa Cruz (3ª fase), outra diante do CRB (2ª fase) e duas em cima do Remo (1ª fase).

TABELA: Jogos e classificação da Copa do Brasil

A dificuldade da missão, no entanto, não assusta o elenco vascaíno:

Vasco em 19 de setembro

– Esse é o momento em que podemos mostrar que podemos surpreender – afirmou Nenê, um dos líderes do grupo, em coletiva nesta segunda-feira.

A ansiedade para o confronto com o Santos é grande. E não é para menos. Se levar o troféu da Copa do Brasil para São Januário, o Vasco conquistará seu segundo título contra rivais da Série A em 2016 (o primeiro foi o Campeonato Carioca).

– Creio que esse é o jogo do ano. Temos que fazer de São Januário realmente um caldeirão – destacou o camisa 10. – Com certeza, o torcedor vai nos ajudar muito. Claro que temos ansiedade. Do apito inicial já. Para começar logo o jogo. Geralmente o 2° jogo é logo na outra semana – comentou Nenê, que deu lugar a Eder Luis, autor do gol vascaíno no jogo de ida, em 24 de agosto, na Vila Belmiro.

AS VITÓRIAS POR DOIS OU MAIS GOLS NA TEMPORADA

Na Série B, o Vasco ganhou duas vezes do Joinville por 2 a 0. Dentro de casa, os vascaínos derrotaram também o Brasil de Pelotas, e fora, o Vila Nova, pelo mesmo placar. A diferença maior ou igual a dois gols também deu a vitória ao carioca contra o Náutico (3 a 1), em São Januário, e Sampaio Corrêa (4 a 0), no Maranhão.

Já no Campeonato Carioca, que o Vasco venceu de forma invicta, no primeiro semestre, houve mais fartura: em sete vezes o Vasco terminou a partida com dois gols a mais no placar. Foi contra os pequenos Bangu, Madureira, América, Volta Redonda e Tigres, por 2 a 0, e Bonsucesso, 3 a 1. Na conta das vitórias por dois gols de diferenças entra ainda o 2 a 0 sobre o Flamengo na semifinal da competição, disputada na Arena da Amazônia, em Manaus.

Nesta quarta, caso vença por 3 a 1, o Vasco levará a decisão para os pênaltis. Diferença por dois gols acima disso (4 a 2 em diante) dará a vaga ao Santos, pelo critério de mais gols na casa do adversário.