Esportes

Vasco inicia pela terceira vez a via crúcis da Série B do Brasileiro

vasco_jorginho.jpgSÃO LUÍS – O jogo da tarde deste sábado, às 16h, contra o Sampaio Corrêa, em São Luís, marca o início da terceira participação do Vasco na Série B do Brasileiro num intervalo de oito temporadas, um retrospecto muito além do tolerável para um grande clube. Sem servir de consolo, o atual momento é bem melhor do que nas duas vezes anteriores, o que autoriza a projeção de que o time deverá ter uma caminhada tranquila até a volta à elite.

TABELA: Jogos e classificação da Série B

Em 2009, quando o Vasco foi campeão da Série B, o primeiro rebaixamento, no ano anterior, veio acompanhado de um grande trauma que resultou na mobilização de clube e torcida para a disputa da segunda divisão. Era ainda o começo da presidência de Roberto Dinamite, com a esperança de recuperação do Vasco.

A segunda queda, já no mandato derradeiro do ídolo, teve tom mais melancólico, e a própria campanha de retorno à elite em 2014 foi um longo e arrastado percurso.

LINKS VASCO 10-05

Já com o atual presidente Eurico Miranda, o terceiro rebaixamento teve o aspecto honroso da campanha de recuperação no segundo turno do Brasileiro, numa boa fase da equipe comandada por Jorginho que se prolonga até hoje.

Uma fase com números tão bons que faz o Vasco chegar à estreia na Série B num momento paradoxal: enquanto amarga a segunda divisão, o time está invicto há 26 jogos, a apenas cinco de igualar a maior série sem derrotas de sua história, em 1977. A marca pode ser alcançada na quarta rodada da Série B, contra o Bahia, em São Januário, no dia 28, considerando que o time não pode perder o jogo de volta com o CRB pela segunda fase da Copa do Brasil.

O desempenho nos clássicos é excelente também: só uma derrota nas últimas 19 vezes em que enfrentou Botafogo, Flamengo ou Fluminense. Tudo isso, somado ao bicampeonato carioca conquistado há uma semana faz o time viver lua de mel com a torcida, com pelo menos dois jogadores com status de ídolo: o goleiro Martín Silva e o meia Nenê.

A empolgação dos vascaínos foi mostrada com a festa de recepção dos maranhenses na chegada do time no aeroporto e no hotel em São Luís.

Responsável pelo bom encaixe do time desde 2015 e com ainda mais crédito com clube e torcida depois de ter recusado proposta do Cruzeiro, o técnico Jorginho alerta para que o Vasco não entre no campeonato achando que a fase atual é garantia de sucesso.

? Muitos acham que vai ser fácil a Série B. Não é assim. E temos obrigação por sermos uma grande equipe ? disse.martin silva.jpg

MARTIN SILVA E LUAN

Entre os dois ausentes por lesão da partida contra o CRB, Martín Silva e Luan, apenas o goleiro pode voltar ao time hoje, contra o Sampaio Corrêa. O goleiro participou do treino de ontem, no campo dos Magistrados, na capital maranhense. Sua participação na estreia da equipe não está confirmada, e o técnico Jorginho elogiou o reserva Jordi, que foi bem contra o CRB. Jordi será importante porque Martín perderá vários jogos da Série B por estar servindo à seleção do Uruguai. Já Luan está vetado da partida, confirmou o treinador.

Jorginho reclamou do fato de o Vasco não ter podido treinar no Castelão, local do jogo. A administração do estádio vetou o treino de reconhecimento.

? Tivemos de arrumar outro lugar para treinar. Quando já estávamos no ônibus, veio o aviso de que o Castelão estava liberado. Aí não quisemos mais. Foi falta de respeito. Começou a Série B.

SAMPAIO CORRÊA X VASCO

Sampaio Corrêa: Rafael (Ruan), Léo Rodrigues, Mimica, Luiz Otávio e Guilherme Santos; Lorenzi, Levi, Daniel Barros e Pedrinho; Edgar e Carlos Alberto.

Vasco: Martín Silva (Jordi), Madson, Rodrigo, Rafael Vaz e Júlio César; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos.

Juiz: Claudio F. Lima e Silva.

Local: Castelão, em São Luís.

Horário: 16h.

Transmissão: Sportv e Rádios Globo e CBN.