Esportes

Vasco e Fluminense fazem o clássico da primeira rodada do Carioca

O primeiro clássico do Carioca, entre Vasco e Fluminense, hoje, às 17h, no Engenhão, expõe duas filosofias bem diferentes na formação dos times. O clube de São Januário apostou na experiência sob a direção do técnico Cristóvão Borges. O tricolor fortaleceu sua fonte da juventude com a contratação dos equatorianos Orejuela e Sornoza a serviço de Abel Braga. Em números, a diferença é ainda mais contrastante. A média da equipe das Laranjeiras considerada titular ? sem contar o goleiro ? é de 24 anos e 10 meses. A do adversário é de quase três anos e meio a mais: 28 anos e três meses.

No meio-campo, a diferença é ainda mais significativa. Do combate à criação, os tricolores não passam dos 25 anos. As duas recentes contratações, os equatorianos Orejulea e Sornoza, se juntam a três crias de Xerém: Douglas, Scarpa e Wellington, o mais velho da turma, com 24 anos.

No Vasco, dos cinco jogadores que povoam o setor na partida de hoje, só um destoa dos trintões: Guilherme Costa, de 22 anos. Andrezinho ? que substitui o jovem Evander, machucado ?, Julio dos Santos, Nenê e Muriqui ? este ainda é dúvida, e pode dar lugar a Éder Luís, da mesma faixa etária ? já entraram ou superaram a era dos 30.

Tentar rejuvenescer o time é um objetivo que o Vasco não consegue atingir desde a temporada passada. Na reta final da disputa da Série B, um time de média de idade alta dava sinais de esgotamento. Por enquanto, os reforços contratados baixaram a média, mas não tanto quanto o esperado. O recurso a jogadores da base pode determinar a mudança. Para tanto, só o desenrolar do ano dirá como estes jovens vão render.

Treino do Fluminense no CT Pedro Antonio - 15_11_2016

Diante dessas características, os treinadores vão adequar os times aos esquemas pretendidos. Na estreia do Carioca, no entanto, sabem que não vão colocar tudo em prática. As equipes ainda estão em formação e há alguns desfalques nesse início, como o meia Wagner, do Vasco, que não está regularizado.

? Daqui a pouco, as coisas vão acontecer. Wagner vai estar regularizado, Evander e Muriqui, recuperados. Vamos ficar cada vez mais fortes. A torcida vai nos apoiar e entender neste início de temporada ? disse o técnico Cristóvão Borges.

CONTRASTES EM CLÁSSICOS

Desde que assumiu o tricolor, Abel ressalta que o Fluminense vai sair atrás dos outros grandes. A tática do treinador é apostar na vontade dos jovens em mostrar o potencial.

? Nós vamos nos colocar de igual para igual. Principalmente em nível de postura em campo. Mas nós sabemos que no Estadual há equipes mais bem armadas, formadas, que estão na nossa frente ? admitiu.

De semelhante, apenas o esquema com um atacante fixo na frente. Ainda assim com experiências bem distintas. Na pré-temporada, o atacante Henrique Dourado, de 28 anos, saiu na frente dos concorrentes. Apesar do desempenho fraco em 2016, ele aparece como escolha do treinador para ser titular. Porém, já vê a sombra da nova promessa das Laranjeiras: Pedro, de 19 anos. Abel garantiu que o garoto será aproveitado no time no decorrer dos jogos.

No ataque do Vasco, Thalles, de 21 anos, tem pouca idade, mas traz no currículo os dois gols que valeram o retorno do time à Série A, no final do ano passado. E a polêmica do sobrepeso na reapresentação do elenco no início do ano. Mesmo assim, tem a confiança de Cristóvão para ser o fôlego final, caso falte à equipe.

Para o Fluminense, jogar clássico foi um pesadelo em 2016: o tricolor venceu apenas duas das dez partidas que disputou contra os rivais do Rio. Foi derrotado seis vezes. No Vasco, o rendimento nos clássicos do Rio tem contrastado com o desempenho fora das fronteiras cariocas. Bicampeão carioca, o time ganhou cinco clássicos, empatou três e não perdeu no último Estadual.

VASCO X FLUMINENSE

VASCO: Martín Silva, Yago Pikachu, Luan, Rodrigo e Henrique; Julio dos Santos, Andrezinho, Nenê, Escudero e Éder Luís; Thalles.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Orejuela, Douglas, Gustavo Scarpa, Sornoza e Wellington; Henrique Dourado.

Juiz: Rodrigo Nunes de Sá.

Local: Engenhão.

Horário: 17h.

Transmissão: Rede Globo, Premiere e Rádio Globo/CBN.