Saúde

Variante Delta no Paraná: quatro de cada dez infectados não sobreviveram

Ao todo, o Paraná já confirmou 29 casos

Pessoas com máscara csminhsm no centro do Rio de Janeiro
Pessoas com máscara csminhsm no centro do Rio de Janeiro

Curitiba – A Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério da Saúde e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) confirmaram nessa quarta-feira (28) a transmissão comunitária da variante Delta do coronavírus no Paraná. O conceito é definido quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

Mesmo com essa confirmação, a predominância atual ainda é da cepa Gama (P1/amazônica), que apareceu em janeiro e foi responsável pela segunda onda da pandemia. Ela não tem esse status de alerta nos organismos internacionais, mas estudos preliminares indicam que ela também é mais contagiosa que a versão original do vírus.

A Secretaria da Saúde confirmou ainda mais 16 casos e seis óbitos da Delta no Paraná. Agora, o Estado soma 29 casos e 12 óbitos da cepa B.1.617 do vírus da covid-19. São sete mulheres e nove homens com idades de 12 a 83 anos. As novas confirmações foram em Araucária (1), Colombo (1), Curitiba (3), Fazenda Rio Grande (1), Piên (2), Piraquara (1), Pinhais (1), Fernandes Pinheiro (3), Irati (1), Imbituva (1) e Campo Mourão (1).

Quatro casos estão encerrados como cura, um paciente teve alta e cinco estão em investigação. Com relação aos óbitos, ocorridos entre 6 e 28 de julho em Curitiba (2), Piên (2), Imbituva e Irati, foram quatro homens e duas mulheres, de 31 a 83 anos de idade. As informações foram repassadas por meio do relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2, por sequenciamento genômico da Fiocruz.

“Depois de avaliação técnica e investigação epidemiológica ampliada com a participação de todos os entes que sustentam a tríade do SUS, entre eles a equipe do EpiSUS-Avançado (Programa de Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde), confirmamos a transmissão comunitária da variante delta, considerada de preocupação pelas organizações de saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Diante desse quadro, que requer atenção, mas não desespero, ressaltamos mais uma vez a importância fundamental das medidas não farmacológicas, que são o uso de máscara de proteção de forma correta, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social, além da imunização na data que a dose estiver disponível”, acrescentou.

O que é

A variante Delta, linhagem B.1.617.2, originada na Índia em outubro de 2020, é uma das variantes do Sars-CoV-2 que apresenta mutações genéticas múltiplas e é denominada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) “variante de atenção/preocupação” por alterar o comportamento do coronavírus, ser mais transmissível do que outras linhagens. Não há evidências até o momento de que as infecções pela Delta provoquem casos mais graves ou óbitos.

Casos da Delta

Ao todo, o Paraná já confirmou 29 casos e 12 óbitos pela variante delta, sendo quatro casos e dois óbitos em Apucarana, quatro casos e dois óbitos em Curitiba, três casos e três óbitos em Piên, três casos em Fernandes Pinheiro, dois casos e um óbito em Araucária, dois casos em Piraquara, dois casos e um óbito em São José dos Pinhais, um caso e um óbito em Mandaguari, um caso e um óbito em Irati, um caso e um óbito em Imbituva e um caso em cada um dos seguintes municípios: Colombo, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Mourão, Francisco Beltrão e Rolândia.

Entenda como ocorre a investigação

A confirmação da transmissão comunitária só foi determinada após uma investigação ampliada realizada no Estado, num exemplo nacional de esforço conjunto para rastrear a origem, conforme a recomendação epidemiológica.

A Rede Genômica Fiocruz, através do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo (LVRS), da Fiocruz/Rio de Janeiro (Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro) e do Lacen-PR (Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná), vêm ampliando o sequenciamento genômico do vírus no Estado por meio de amostragem representativa aleatória, a qual permite saber qual variante está circulando e detectar a introdução de novas variantes.

Esse trabalho já era realizado de maneira natural e foi amplificado com o surgimento da Delta. A partir da amostragem aleatória foi possível identificar o primeiro caso. Como medida de resposta, foi realizada investigação epidemiológica e rastreados todos os casos positivos com vínculo e então foi identificado o chamado “caso índice”, desencadeando um trabalho mais amplo de investigação de casos confirmados, suspeitos e contatos em diferentes municípios e regionais.

As equipes do EpiSUS chegaram ao Paraná no começo do mês e realizaram a pesquisa de 9 a 24 de julho em diversas regiões. O sequenciamento genômico e a análise filogenética permitiram encontrar duas introduções independentes da variante: uma associada ao caso índice da viajante proveniente do Japão e a outro sem identificação, o que deu origem à conclusão de transmissão comunitária.

Triagem

Como forma de ampliar essa pesquisa, desde a terceira semana de junho o Lacen-PR também realiza um protocolo diferenciado de triagem de RT-PCR em tempo real para detecção de variantes, utilizando o Naveca como ferramenta científica de pesquisa.

São rastreadas 330 amostras semanais e as que apresentam ausência da detecção para a variante P1, predominante no Estado, são encaminhadas para sequenciamento genômico e confirmação pela Fiocruz.

Foram realizados 2.770 testes com 133 amostras suspeitas da variante encaminhadas para a Fiocruz. A P1 ainda é a mais ativa, presente em 95,63% das amostras avaliadas.


Estado soma 34.690 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nessa quarta-feira (28) mais 3.390 casos confirmados e 183 mortes pela covid-19 no Paraná, totalizando agora 1.365.330 infectados desde o início da pandemia e 34.690 óbitos.

Conforme o boletim, há 2.797 internados em alas exclusivas para tratar covid-19, dos quais 1.461 em UTIs. O total de casos ativos, com capacidade de transmissão, é de 300.373, o menor número desde o fim de maio.

Quanto às mortes informadas no boletim, tratam-se de 73 mulheres e 110 homens, com idades que variam de 26 a 96 anos. Os óbitos ocorreram de 14 de dezembro de 2020 a 28 de julho de 2021.

Estado distribui 85 mil vacinas para primeira dose

O Paraná deu início ontem ao envio de 85 mil vacinas contra a covid-19 para as 22 Regionais de Saúde do Estado. As doses são da CoronaVac/Butantan, destinadas à primeira aplicação (D1) e fazem parte da 32ª Remessa do Ministério da Saúde, composta por 649.420 vacinas (mas apenas 20% delas são para D1 – 129.884).

As doses fazem parte do pacote de 170 mil imunizantes CoronaVac do envio realizado ao Paraná na terça-feira (27), mas serão repassadas aos municípios respeitando o esquema vacinal completo, com metade para D1 agora e metade para segunda dose (D2) daqui a duas semanas, ou seja, as outras 85 mil ficarão armazenadas no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná).

Do lote integral, o Estado havia recebido 531.250 doses até a tarde de ontem, sendo 170 mil CoronaVac e 298.250 AstraZeneca, e 118.170 da Pfizer/BioNTech chegaram à noite.

Dentre as vacinas da Pfizer, 50.310 doses são destinadas à D1 e 67.860 à D2 dos grupos de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas, atendidas com a D1 no primeiro semestre. Elas serão enviadas nesta quinta.

As vacinas da AstraZeneca são destinadas exclusivamente para a D2, aos grupos de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte aéreo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento e forças armadas. Essas doses serão enviadas na próxima semana.

 

Distribuição das doses por Regional de Saúde:

 

1ª RS – Paranaguá – 1.550

2ª RS – Metropolitana – 30.573

3ª RS – Ponta Grossa – 4.730

4ª RS – Irati – 1.651

5ª RS – Guarapuava – 3.862

6ª RS – União da Vitória – 1.253

7ª RS – Pato Branco – 2.233

8ª RS – Francisco Beltrão – 2.732

9ª RS – Foz do Iguaçu – 1.174

10ª RS – Cascavel – 3.200

11ª RS – Campo Mourão – 2.415

12ª RS – Umuarama – 2.120

13ª RS – Cianorte – 1.203

14ª RS – Paranavaí – 1.948

15ª RS – Maringá – 5.364

16ª RS – Apucarana – 2.599

17ª RS – Londrina – 7.462

18ª RS – Cornélio Procópio – 1.284

19ª RS – Jacarezinho – 2.230

20ª RS – Toledo – 2.968

21ª RS – Telêmaco Borba – 1.468

22ª RS – Ivaiporã – 981

TOTAL – 85.000 CoronaVac