Cotidiano

Vara federal do Rio funcionará exclusivamente para processos da Lava-Jato

RIO – A 7ª Vara Federal Criminal do Rio vai funcionar exclusivamente para atender processos relativos à Lava-Jato, no mesmo modelo do que já acontece em Curitiba com o juiz Sérgio Moro. A decisão é do corregedor-regional da Justiça Federal da 2ª Região, Guilherme Couto de Castro.

A exclusividade vale para os próximos 90 dias, período em que haverá suspensão de processos para a vara. Assim como acontece em Curitiba, ao fim desse prazo, a medida pode ser renovada.

Com a decisão, o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, vai analisar somente os processos que decorram das investigações da força-tarefa da Lava-Jato no Rio, as ações que já estejam na vara e as que têm alguma conexão com outros casos que já estejam sob sua análise.

A força-tarefa do Rio foi a terceira a ser criada para se debruçar sobre os casos da Lava-Jato. As outras funcionam em Curitiba e Brasília. A primeira operação da força-tarefa da Lava-Jato no Rio foi a Pripyat, que voltou a prender o ex-presidente da Eletronuclear Othon Silva.