Cotidiano

?Vamos perder uma batalha, mas seguiremos na guerra?, diz Gilberto Carvalho

BRASÍLIA – Ex-ministro dos governos do PT, o petista Gilberto Carvalho afirmou nesta quarta-feira que o partido perderá uma batalha, mas não a guerra. Depois de deixar o ministério, Carvalho está trabalhando na Liderança da Minoria no Senado. E também toca adiante um projeto de rádio web, a rádio nacional da legalidade. Há alguns metros do plenário do Senado, onde o julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff está acontecendo, Carvalho disse que iria “alimentar” de notícias a rádio e “fazer a resistência”;

? Vamos perder uma batalha, mas seguiremos na guerra ? afirmou Carvalho.

O ministro diz que senadores, especialmente do Nordeste, serão cobrados por seus eleitores e se arrependerão do voto dado:

-? Quero saber como os senadores do Nordeste explicarão a seus eleitores o voto que favorece o governo que já mandou para o Congresso proposta que permite a volta da fome, da morte de crianças e da perda de qualidade de vida dos idosos. É isso que está no projeto que desvincula os benefícios sociais do aumento do salário mínimo e também o que está na PEC do teto de gastos. Tenho certeza que eles se arrependerão muito, o povo vai se levantar contra eles.

Em uma referência aos movimentos para tentar cassar o registro do PT e a decisão da Receita Federal de retirar a isenção fiscal do Instituto Lula, Carvalho afirmou que não se preocupa com o que classificou como “tentativa fascista de extinguir o PT”. O ex-ministro afirmou que o PT não é apenas a “expressão parlamentar ” em Brasília:

? Eles não conhecem o PT. Acham que o PT é apenas a expressão parlamentar aqui em Brasília. O PT é muito mais que isso. Uma energia que brota da generosidade do povo, dos que lutam pela justiça social. Ele não vão vencer. Não há hipótese deles vencerem. Podem fazer o que quiserem ? disse Carvalho, acrescentando:

? Já tentaram na história matar todos os movimentos que se insurgiram contra o capital. Nós sobreviveremos e voltaremos. Eu não tenho dúvida disso.

O ex-ministro admitiu os erros cometidos pelo PT que levaram a situação atual de perda do poder e prisões e investigação das principais lideranças do partido, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas disse que os erros do partido apenas contribuíram para a situação. Segundo Carvalho, Dilma cai pelos “seus acertos, por permitir que a Lava-Jato continuasse” e há tentativa de peemedebistas para “abafar” as investigações..

? Esse é objetivo deles, se vão conseguir não sei. A razão do golpe é que o capital não quer perder privilégios e evitar o que a Dilma não quis e nem poderia, evitar a Lava-Jato. Nossos erros apenas facilitaram. Entre eles o fato de termos de alguma forma assimilado a forma tradicional de fazer política, a dependência dos recursos financeiros das empresas, a corrupção que entrou dentro de nós e, infelizmente, que permitiu a eles fazer como fizeram com Getúlio Vargas e Jango, nos acusar de corrompidos. Também nosso afastamento das lutas e dos movimentos sociais e equívocos cometidos pela presidenta na sua dificuldade de dialogar, inclusive na política econômica ? afirmou Carvalho.