Cotidiano

'Vamos judicializar', diz líder do PTB sobre eventual vitória de Maia à Presidência da Câmara

61534146_BSB - Brasília - Brasil - 12- 07-2016 - O Deputado Federal Jovair Arantes PTB-GO no pl.jpgBRASÍLIA ? Líder do PTB e pré-candidato à Presidência da Câmara, o deputado Jovair Arantes (GO) avisou nesta terça-feira que se o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), insistir na sua candidatura à reeleição e for eleito, o grupo que o apoia irá judicializar a questão. Adversário de Maia, Jovair partiu para o ataque e classificou de ilegítima a eventual candidatura à reeleição. A eleição da Câmara está marcada para o próximo dia 2 de fevereiro.

? (Se ele ganhar) acho que não vai ficar bem para a sociedade, vendo que o presidente está sub judice, porque vamos judicializar. Vai ser judicializado esse processo. Um processo judicializado com a Câmara que quer se renovar e quer se posicionar diante da sociedade. Tem que ter coragem para mudar esse perfil, mas não pode ser com sobressaltos, descumprindo regras e leis. Isso não podemos permitir ? disse o petebista

Jovair Arantes afirma que a candidatura de Maia não é legitima porque afronta a Constituição e expõe a Casa:

? Tenho dito que a candidatura dele não é legítima porque ela expõe, de forma muito severa, a Casa, na medida em que a Constituição está sendo rasgada e o regimento está sendo rasgado. Não é bom para a sociedade, a sociedade não quer ver uma Casa que desrespeita as regras que ela própria votou. Para ser presidente, teremos que enfrentar adversários. Não é por ser ele que estamos contestando a candidatura.

Segundo Jovair, Maia “deveria estar dando o exemplo, como presidente da Câmara”, de cumprimento da Constituição e das leis. Ele reacha a crítica de Maia de que os seus adversários estão jogando para o Supremo uma decisão que deve ser da própria Casa:

? Negativo. A Câmara não vai estar transferindo. O guardião da Constituição é o STF. Quando você julga que seu direito está sendo ferido você recorre a ele.

O líder do PTB negou que esteja se apresentando como candidato como forma de negociar um outro cargo no ministério de Michel Temer. Hoje o PTB ocupa o Ministério do Trabalho e uma das opções para evitar o racha na base seria ele ir para esta vaga.

? Minha candidatura é para valer. Nunca fiz uma candidatura na minha vida para negociar posição. Evidente que ser ministro é sempre importante para o estado e para quem assume, mas candidatura para negociar não entra no meu perfil ? disse o deputado.

O deputado também disse que se eleito, irá priorizar as votações da reformas enviadas pelo governo Michel Temer.

Neste momento ele está reunido no apartamento funcional com deputados que apoiam sua campanha e também assessores, para traçar estratégias da campanha. Entre os deputados presentes estão alguns do PTB, como Benito Gama (BA), Alex Canziani (PR) e Eros Biondini (PROS-MG).