Cotidiano

Vamos de bike?

No próximo domingo acontece a 4ª edição da Pedalada Sustentável. O evento é promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), de Cascavel, Movimento Nacional dos ODS, Nós Podemos Cascavel , Sesc e também conta com vários parceiros.

A Pedalada Sustentável é uma das várias ações promovidas pelos conselheiros que integram o CPCE de Cascavel, para divulgar as ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“O objetivo é mobilizar não apenas ciclistas, mas principalmente famílias e instituições que apoiam esta causa, sensbilizando a sociedade que a bicicleta é um meio de transporte alternativo, que não emite gases poluentes ao meio ambiente, além de ser uma atividade que contribui para o alcance da qualidade de vida”, diz Pâmela Bortoluzzi, organizadora do evento.

O PERCURSO

Mais que um passeio, serão sete quilômetros de diversão, alegria e integração. A saída e o retorno serão em frente à Prefeitura. A concentração está marcada para as 9h. Este ano a novidade será o sorteio de cinco bicicletas para os participantes.

INSCRIÇÃO

A inscrição poderá ser feita no dia do evento. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação será entregue Para a Pastoral da Criança e às famílias da Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Material Reciclável de Cascavel (Cootacar).

SOBRE O CPCE

O CPCE nasceu como uma organização articuladora interessada em investir na área de sustentabilidade, além de orientar sobre os investimentos deste campo e apoiar a formação de empresários e cidadãos comprometidos. Em Cascavel são 39 instituições que participam ativamente de ações pautadas na Agenda e 21 e ODS.

ODS

O processo de construção dos ODS começou com a Conferência Rio+20 e o Brasil participou de todas as sessões da negociação intergovernamental culminando em um acordo que contempla os 17 objetivos e as 169 metas.

Trata-se de uma agenda positiva e transformadora que inclui temas como: a erradicação da pobreza; segurança alimentar e agricultura; saúde; educação; igualdade de gênero; redução das desigualdades; energia; água e saneamento; padrões sustentáveis de produção e de consumo; mudança do clima; cidades sustentáveis; proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres; crescimento econômico inclusivo; infraestrutura e industrialização; governança e meios de implementação.