Cotidiano

Vai trocar de carro, saiba como valorizá-lo

Um automóvel em bom estado vale mais. Saiba como, seja na direção ou manutenção, deixar seu veículo bem cuidado

Ano novo, carro novo, economia em recuperação? Se entre os seus planos está o de trocar de carro, é hora de analisar bem. Na hora de fazer as contas, nem sempre parece possível. Por isso vale a pena se atentar a alguns cuidados simples, seja na direção ou manutenção, que podem manter o veículo em melhor forma e valendo mais na hora da venda ou troca.

Confira algumas dicas:

Manual e revisões

Nem todo mundo se atenta as valiosas informações disponibilizadas no manual do veículo, mas ele é extremamente importante para o uso e manutenção adequada, que fazem toda a diferença no momento da venda ou troca. “As recomendações apontadas pelas montadoras são vitais para que, por exemplo, o motorista respeite o momento de revisar ou trocar determinadas partes e fluídos”, explica Leandro Richter, a frente do Varejo da DPaschoal, rede de serviços automotivos nacional. “Outra dica importante são as revisões, sejam as programadas pela montadora, para manter a garantia de fábrica, ou as do dia a dia – antes de pegar a estrada, por exemplo”.

Pneus calibrados

Cuidar das rodas precisa ser rotineiro e periódico. Se programe para calibrar, se atentando a pressão recomendada pelo fabricante, pelo menos a cada duas semanas e sem se esquecer do estepe. “É importante ficar atento ao aparecimento de rasurar ou ao desgaste irregular dos pneus também. Isso pode indicar problemas na suspensão ou no alinhamento”, destaca Leandro. Falando em alinhamento, balanceamento e suspensão – se atente a esses detalhes também. Além de respeitar as recomendações da montadora, tente realizar uma revisão de segurança quando notar irregularidades como o carro puxando para um lado, ou vibrações no volante.

Troca de filtros e fluídos

Economizar ou retardar a substituição desses itens não é uma boa ideia, ao contrário do que muita gente recomenda. Segundo Richter, se os filtros e fluídos necessários ao bom funcionamento do veículo não forem trocados dentro do prazo previsto, podem gerar imensos prejuízos. “A lubrificação inexistente ou comprometida tende a diminuir o desempenho do veículo, além de aumentar o consumo de combustível. Outro perigo, ainda mais sério, é fundir o motor e ter de gastar uma fortuna para trocá-lo”. Portanto, siga a recomendação de fábrica e cheque, trocando quando necessário, os fluídos e filtros.

Óleo de qualidade

Um lubrificante de qualidade inferior ou duvidosa por colocar em risco o motor do seu veículo, afetando ou anulando completamente seu desempenho. “Se a montadora sugerir o uso de óleos sintéticos, é recomendável que o dono do carro invista um pouco mais no momento da troca”. Um conselho para quem está em busca de melhor custo-benefício é se atentar aos óleos modernos e de boa qualidade – a maioria não precisa de aditivos para desempenhar bem sua função.

Suavidade nos primeiros quilômetros

Se o carro é zero, especialistas recomendam que a direção nos primeiros 1.500 km seja feita com mais parcimônia. Ou seja, sem pisar demais nas primeiras semanas. “Isso garante um funcionamento mais adequado do motor, bem como a troca das marchas, que pode ser antecipada um pouco, de forma a não ultrapassar os 3.500 rpm”, recomenda Leandro.

Oficina de confiança

Investir e cuidar de um veículo é muito mais fácil e econômico quando as revisões e manutenções são feitas num lugar adequado.