Cotidiano

Vagões/Biogás: Governador cumpre agenda em três cidades da região Oeste

Governador e secretários estarão em Cascavel, Toledo e Entre Rios

Cascavel – O governador do Paraná, Beto Richa, cumpre compromissos nesta sexta-feira (11) em três cidades da região Oeste. O primeiro será às 10h30, em Cascavel. Na companhia de secretários de Estado e de líderes locais, Beto entrega cinco novas locomotivas e 400 vagões para a Ferroeste. A cerimônia será realizada no km 576, na BR-277.

A previsão é que com o novo material rodante a ferrovia quase duplique a sua atual capacidade de tração. Com esse investimento, a expectativa do presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, é de a empresa fechar, em 2016, pela primeira vez no azul em sua história. Líderes entendem que as locomotivas e os vagões chegam em boa hora, já que auxiliarão a transportar a safra de verão.

No início da tarde, Beto estará em Toledo para atender a uma antiga aspiração da comunidade. O governador assinará documento que autorizará a contratação do projeto para as obras da PR-239 no trecho entre outras duas rodovias, a 182 e a 317. Em outro momento, Beto vai confirmar o início de obras do Hemocentro de Toledo. A cerimônia será realizada na Prati Donaduzzi, uma das maiores indústrias de remédios genéricos do País.

Biogás

Em Entre Rios do Oeste, o governador participará de um ato inédito e que poderá ajudar a levar o nome da região a outras partes do Brasil e do mundo. Às 15h30, na Câmara de Vereadores, ele fará o lançamento de parceria entre a Copel e o Centro Internacional de Energias Renováveis. O protocolo de intenção representará o início oficial de um projeto que transformará dejetos animais em energia elétrica por meio da técnica de biodigestores.

O investimento na parceria chegará aos R$ 17 milhões. O dinheiro será destinado à implantação de um biogasoduto com extensão de 22 quilômetros, interligando 19 propriedades com criações de suínos e de aves. A biomossa será empregada na produção de energia. O projeto já conta com a aprovação da Aneel, a Agência Nacional Energia Elétrica.