Cotidiano

Vagas remanescentes do Fies poderão ser distribuídas para qualquer curso

2015_797628767-2015030957189.jpg_20150309.jpg BRASÍLIA- Portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira,traz regras gerais para preenchimento de vagas remanescentes do Fies referentes ao segundo semestre deste ano. A seleção final das 75 mil oportunidades abertas termina depois de amanhã. Depois, haverá um novo edital para que os estudantes possam se inscrever. fies

O MEC não informou qual a previsão de vagas remanescentes a serem reofertadas. Segundo a nova portaria, as mantenedoras poderão disponibilizar o total de vagas que sobrarem em qualquer curso entre as instituições de ensino superior vinculadas. Antes, o número de oportunidades era atrelada a cada instituição, que tinha a obrigação de priorizar áreas do conhecimento consideradas estratégicas para o país, como engenharia, licenciaturas e graduações no campo da Saúde.

As regras para os candidatos continuam as mesmas: ter obtido pontuação de no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Podem concorrer alunos que fizeram o exame desde 2010. O limite da renda mensal bruta per capita é de 3 salários mínimos para ter acesso ao financiamento estudantil facilitado.

Desde a seleção do segundo semestre de 2015, quando houve mudanças nas regras, como aumento dos juros e definição de cursos prioritários, o Fies vem registrando ociosidade de vagas. Conforme o Globo mostrou, em 26 de novembro passado, 36% das vagas, naquele período, ja próximo ao final do ano letivo, estavam sem preenchimento.

Em abril, o MEC admitiu que quase 50% das 250 mil vagas do Fies abertas na seleção do primeiro semestre de 2016 estavam ociosas, o que levou a pasta a modificar critérios do edital seguinte, este que finaliza a seleção dos candidatos na quarta-feira desta semana.

Embora não haja ainda datas definidas para a seleção dos interessados nas vagas remanescentes, a portaria publicada hoje pelo MEC já prevê um calendário específico para o Rio de Janeiro, em função das Olimpíadas. Os eventuais prazos a serem definidos ficarão suspensos de 5 a 22 de agosto no Rio.