Cotidiano

Vacinas em falta em Cascavel 

Que o assunto “Febre Amarela” está presente em quase todas as rodas de conversa ultimamente, isto é fato. Depois de onze mortos pela doença em São Paulo e cinco no Rio de Janeiro, só em 2018, a procura pela vacina em clínicas particulares mais do que triplicou em cidades pelo Brasil todo.

Segundo informações da clínica particular de vacinas, em Cascavel, antes do surgimento dos casos no Sudeste do País, a procura era praticamente zero e, nas últimas duas semanas aumentou em 800% diariamente. A maioria da procura neste período é de pessoas que vão viajar para o exterior. O custo desta vacina é de R$ 200 e segundo informações levantadas junto à administração, a clínica está com o estoque da vacina quase zerado.

A ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina) divulgou uma nota comunicando que não haverá reposição da vacina de Febre Amarela nas clínicas particulares em janeiro e confirmou que a maioria das clínicas já está, praticamente, sem estoque. A justificativa para esta restrição no abastecimento é que a vacina é fabricada fora do país.

30 dias

O laboratório responsável pelo abastecimento, Sanofi Pasteur, se posicionou junto à ABCVAC informando que “tanto o laboratório quanto a Anvisa estão empreendendo todos os esforços para acelerar a importação e disponibilizar esta vacina o mais rapidamente possível”. A previsão é que as novas doses cheguem em 30 dias.

Unidades básicas

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cascavel a procura pela vacina da febre amarela continua em alta. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 1º de janeiro até o dia 19 foram aplicadas 1.127 doses da vacina, o que dá uma média de 59,3 imunizações diárias.