Saúde

Vacinas da Pfizer serão distribuídas nesta segunda; Foz irá receber doses do imunizante

Nesta remessa foram contempladas, além da Capital, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais

vacinas contra Covid-19 produzidas pela parceria entre Pfizer e BioNTech. O terceiro lote dos imunizantes, que chegou  à Capital nesta terça-feira (18), com mais 39.780 doses
Foto Gilson Abreu/AEN
vacinas contra Covid-19 produzidas pela parceria entre Pfizer e BioNTech. O terceiro lote dos imunizantes, que chegou à Capital nesta terça-feira (18), com mais 39.780 doses Foto Gilson Abreu/AEN

As 39.780 doses de vacina da Pfizer/BioNTech recebidas na semana passada pelo Paraná serão enviadas para os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Interior nesta segunda-feira (24). O município de Curitiba retirou as doses no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) na semana passada.

Nesta remessa foram contempladas, além da Capital, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais. A Secretaria de Estado da Saúde definiu a distribuição considerando a capacidade de armazenamento, conservação e aplicação dos imunizantes que exigem cuidados específicos.

A vacina pode ficar armazenada entre 2º e 8ºC por até cinco dias, segundo o Ministério da Saúde, o que facilita a descentralização. Este intervalo possibilita que, seguindo os prazos corretos, a vacina seja aplicada com eficiência. No Cemepar elas ficam em ultrafreezers de -70°C, que é a exigência de armazenamento de longo prazo.

“Nossas equipes estão em contato diário com as Regionais de Saúde e os municípios para verificar a distribuição da vacinas da Pfizer de acordo com a capacidade de cada cidade. Havendo sinal por parte das equipes municipais, o Estado descentralizará as doses para o maior número de cidades possível”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A primeira remessa ficou apenas com Curitiba e a segunda seguiu também para Londrina, Maringá e Cascavel.

COMORBIDADES – As doses contemplam a primeira aplicação (D1) da vacina em pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas com comorbidades, que é o maior entre os grupos prioritários do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que tem 4,8 milhões de pessoas.

“Contamos com a colaboração dos municípios para que apliquem as doses de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde para que possamos avançar na vacinação no Paraná”, acrescentou Beto Preto.

Confira a distribuição das doses por município:

Curitiba – 7.020

Ponta Grossa – 8.190

Guarapuava – 1.170

Foz do Iguaçu – 9.360

Araucária – 1.170

Campo Largo – 1.170

São José dos Pinhais – 4.680

Colombo – 3.510

Pinhais – 3.510

Total: 39.780 doses.