Cotidiano

Vacinas contra febre amarela estão em falta no município do Rio

INFOCHPDPICT000064660936 RIO- O surto de febre amarela em Minas Gerais e no Espírito Santo tem causado temor na população fluminense. Como reflexo, os postos de saúde estão cheios e os estoques de vacina vazios.No município do Rio, cariocas que tentam se imunizar dificilmente conseguem. O GLOBO entrou em contato com 32 postos de saúde, clínicas da família ou centros de vacinação no município, e, entre os seis que atenderam a ligação, apenas um está aplicando a vacina, mesmo assim de forma limitada. No entanto, especialistas e autoridades de saúde alertam que não há motivo para pânico e que somente quem tem indicação deve buscar a imunização. febre amarela

Nas outras unidades cinco unidades de saúde, a informação é de que não há vacina disponível e, na maioria delas, ainda não há previsão para o reabastecimento do estoque. Mesmo o Centro Especial de Vacinação (CEV) Dr. Álvaro Aguiar, no centro do Rio, está com o banco de vacinas esgotado. A previsão é que as doses do CEV sejam repostas nesta quarta-feira.

TIRE DÚVIDAS SOBRE A DOENÇA

No Centro Municipal de Saúde Carmela Dutra, em Rocha Miranda, disponibilizava a vacina contra febre amarela. Ainda assim, a imunização é concedida de maneira limitada, com aplicação de apenas 20 doses diárias, ministradas de acordo com a ordem de chegada do paciente no posto. O mesmo acontece no Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão, no Engenho de Dentro, onde Thiago Fonseca tentou se vacinar:

? Já fui procurar a vacina diversas vezes e não consegui tomar. Hoje (terça-feira) cheguei às 5h30 no posto e já havia cerca de 50 pessoas na fila. Estou tentando chegar cada vez mais cedo. Amanhã chegarei às 4h.

Fonseca tem uma viagem marcada para Ouro Preto no dia 18 de fevereiro e precisa se vacinar até esta quarta-feira, uma vez que o prazo para que a imunização se torne efetiva é de dez dias.

? Se eu não conseguir me vacinar amanhã, vou ter que cancelar a viagem. Já tenho até hotel reservado, mas vou ter que cancelar. Já fui em postos em Vila Isabel, Tijuca, Sulacap, e em nenhum consegui tomar a vacina ? conta ele.

Especialistas da área da saúde afirmam, no entanto, que a população fluminense não deve se desesperar. Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), alerta que quem mora no estado do Rio de Janeiro não precisa correr aos postos de vacinação, a menos que vá viajar para regiões onde a vacina é recomendada, como Minas Gerais, Goiás, parte de São Paulo e parte da Bahia.

? Mais da metade da população brasileira não tem indicação para a vacina, porque mora no litoral do país, onde é mais povoado. Não é para sair vacinando quem não vive nessa região e não viajará para ela ? diz Kfouri. ? Hoje, não existe necessidade de vacinação de rotina contra a febre amarela no Rio, um estado que não tem qualquer registro do vírus. Isso só será repensado caso macacos mortos com a doença sejam encontrados dentro do Rio, o que considero pouco provável.

AUMENTO DO CINTURÃO DE BLOQUEIO

Nesta terça-feira, a Secretaria de Estado de Saúde ampliou a área de vacinação de prevenção contra a febre amarela no estado. A partir de agora, os municípios de Rio das Flores, Quatis, Itatiaia, Valença e Resende também passam a integrar o chamado ” cinturão de bloqueio”, composto por cidades que ficam na divisa com Minas Gerais e Espírito Santo. No caso das duas últimas cidades, a recomendação é somente para áreas específicas do município e não para toda a população.