Cotidiano

Vacinação contra gripe termina hoje

Levantamento de ontem da Sesa registrou uma cobertura vacinal de 83,65% do público-alvo da campanha, acima do índice preconizado pelo Ministério da Saúde

Toledo – A campanha de vacinação contra a gripe termina hoje em todo o País, e mais de 1,87 milhão de pessoas foram vacinadas no Paraná. A meta de vacinação de 80% foi atingida ainda na terça-feira (17), conforme a Secretaria Estadual da Saúde.

Levantamento de ontem da Sesa registrou uma cobertura vacinal de 83,65% do público-alvo da campanha, acima do índice preconizado pelo Ministério da Saúde. Estima-se que 2,2 milhões de paranaenses recebam as doses da vacina que protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

No Oeste do Estado, entre as regionais de saúde de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, faltavam ainda na terça-feira (17) 96,4 mil pessoas para serem imunizadas das 314 mil estimadas. Entre os grupos prioritários, gestantes e crianças são os que ainda estão com a menor adesão na região.

Na 20ª Regional de Saúde de Toledo, a cobertura entre as mulheres grávidas no início da semana era de apenas 57%. Já entre as crianças com até cinco anos incompletos, 62% haviam sido vacinadas. A meta no Oeste do Paraná também é de 80%, e conforme o último levantamento das regionais, quase 69% do público-alvo foi imunizado. O número não inclui doses aplicadas em indígenas, detentos e pessoas com alguma comorbidade.  

Prorrogação?

O Ministério da Saúde não apontou até o momento possibilidade de prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe. Dessa forma, idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde podem procurar a vacina em qualquer unidade de saúde de seu município, das 8h às 17h.