Cotidiano

Vacinação contra gripe começa segunda, com agendamento

Neste ano, houve inversão no público e os idosos não abrem a campanha

Vacinação contra gripe começa segunda, com agendamento

Cascavel – A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza começa nesta segunda-feira (12) em todo o País. O Paraná distribui parte das doses e todos os municípios iniciam a aplicação na segunda.

Neste ano, houve inversão no público e os idosos não abrem a campanha. O público prioritário da primeira fase são bebês e crianças, gestantes e profissionais da saúde.

Por conta disso, diversos municípios adotaram agendamento para evitar filas e aglomerações, a exemplo de Cascavel e Foz do Iguaçu.

Em Cascavel, a imunização ocorrerá nas salas de vacina das unidades básicas de saúde (UBS e USF), de acordo com o cronograma de recebimento das doses entregues pelo governo estadual. Moradores de Cascavel que pertencem ao público-alvo da campanha contra a Influenza (H1N1) e não têm cadastro nos postos devem fazer o contato com a unidade mais próxima para atualizar os dados.

O Município de Cascavel recebeu 12.960 doses de influenza sendo para: crianças de 6 meses a menores de 6 anos – 7.020 doses; gestantes e puérperas – 1.240 doses; trabalhadores de saúde – 4.700 doses.

Em Foz, a vacina será aplicada nas 19 unidades básicas de saúde que não estão atendendo casos de covid-19. A vacinação será feita somente por agendamento on-line no site da prefeitura. Essa etapa prevê 21.782 crianças de 6 meses a menores de 6 anos; 3.149 gestantes; 518 puérperas e 8.838 trabalhadores da saúde.

 

Atenção!

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a influenza conjuntamente. As pessoas que estiverem nos grupos prioritários precisam se vacinar antes contra a covid-19. Especialistas recomendam pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma e outra vacina.

Idosos e professores serão vacinados na segunda fase, que vai de 11 de maio a 8 de junho. E, na terceira etapa, de 9 de junho e 9 de julho, estão: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medias socioeducativas.