Cotidiano

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira por agendamento em Cascavel

A imunização está sendo organizada e o público alvo deve esperar o contato para o agendamento

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira por agendamento em Cascavel
A Secretaria de Saúde de Cascavel começa nesta segunda-feira (12) a campanha de vacinação contra a gripe mediante agendamento.
O município vai imunizar a população nas salas de vacina das unidades básicas de saúde (UBS e USF), de acordo com o cronograma de recebimento das doses entregues pelo Governo Estadual do Paraná por meio da 10ª Regional de Saúde.
Para organizar a campanha, servidores da Sesau iniciaram nesta sexta-feira (9) o contato com os moradores que pertencem ao grupo prioritário.
Nesta primeira etapa serão imunizadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas.
O Município de Cascavel recebeu 12.960 doses de influenza sendo para:
 Crianças de 6 meses a menores de 6 anos – 7.020 doses;
 Gestantes e Puérperas – 1.240 doses;
• Trabalhadores de saúde – 4.700 doses.
O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a influenza conjuntamente. As pessoas que estiverem nos grupos prioritários precisam se vacinar antes contra a covid-19. Especialistas recomendam pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma e outra vacina.
Moradores de Cascavel que pertencem ao público-alvo da campanha contra a Influenza (H1N1) e não têm cadastro nos postos devem fazer o contato com a unidade mais próxima para atualizar os dados.
Neste ano, a campanha foi dividida em três etapas, porém o sistema de agendamento precisou ser adotado na primeira fase, devido a quantidade de doses no estoque que atende 25% estimado no grupo 1.