Cotidiano

Vacinação contra febre aftosa segue até dia 30 com reforço na fiscalização

A meta é vacinar 100% do rebanho bovino e de búfalos de todas as idades

Curitiba – A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, informa que a segunda etapa anual da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa segue até 30 de novembro. A meta é vacinar 100% do rebanho bovino e de búfalos de todas as idades (mamando a caducando), estimado em 9,15 milhões de cabeças no Paraná.

A campanha iniciada em 1º de novembro tem duração de 30 dias. A Adapar vai contar com um incremento na fiscalização, com a entrada de novos servidores que foram admitidos nesse ano após realização de concurso público.

“O ingresso de profissionais, médicos veterinários e assistentes de fiscalização, reforçará o efetivo de fiscalização no cumprimento da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa”, afirma o gerente de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária, Rafael Gonçalves Dias.

De acordo com a Adapar, as vacinas estão disponíveis no mercado e a recomendação é que a vacinação e a comprovação sejam feitas o mais rápido possível.

A Adapar também está revitalizando os 33 postos de fiscalização existentes nas fronteiras com os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, dos quais cinco estão em processo de licitação para construção de unidades novas.

“Com os postos adequados, aumenta a fiscalização do trânsito interestadual de animais”, explicou Dias.

A revitalização dos postos e a construção de novas unidades estão em andamento, com financiamento do Instituto de Florestas do Paraná, empresa também vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Para comprovar da vacinação, o produtor tem duas opções. Ele pode preencher o comprovante de vacinação, relacionando a quantidade de animais existentes na propriedade e de animais vacinados, por sexo e por idade. Depois, deve entregar essa comprovação nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária ou pelo site da Adapar.