Cotidiano

Vacinação contra dengue inicia amanhã no Paraná

Santa Terezinha de Itaipu é um dos 30 municípios selecionados nesta fase

Santa Terezinha – A mobilização estadual de vacinação contra a dengue começa amanhã em Santa Terezinha de Itaipu. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão atendendo das 8h às 17h. Jovens com idades entre 15 e 27 anos fazem parte do público-alvo. Será necessário apresentar um documento com foto, o cartão SUS e um comprovante de residência, mesmo quem tenha cadastro na Secretaria Municipal de Saúde.

Além da ação deste sábado, a campanha segue por três semanas, até o dia 31 de agosto. As UBS estarão atendendo durante o horário de expediente, das 7h30 às 16h30, mas nos dias 17, 24 e 31, o atendimento será estendido até às 22h na UBS do centro. Santa Terezinha de Itaipu, um dos 30 municípios do Paraná selecionados a participar da campanha, deverá receber cinco mil doses da vacina. A meta é vacinar ao menos 80% do público-alvo. Conforme estudos técnicos feitos pela Secretaria de Estado da Saúde, a faixa etária contemplada pela mobilização estadual concentra cerca de 30% dos casos de dengue no Paraná.

A previsão é que a vacina seja aplicada em três doses, com um intervalo de seis meses entre cada aplicação. Além dessa primeira etapa, em agosto, haverá ainda novas campanhas em fevereiro e agosto de 2017. A decisão de vacinar a população é uma estratégia a mais para controlar a dengue no Paraná, entretanto, não substitui os cuidados necessários para o combate ao mosquito Aedes aegypti nos domicílios, lembra o secretário de saúde, Fábio de Mello. O vetor é o mesmo que transmite outras doenças, como chikungunya, vírus da zica e febre amarela.

O Paraná será o primeiro das Américas a fazer uma mobilização pública de vacinação contra a doença. Estão sendo investidos pelo governo estadual R$ 50 milhões para a compra de 500 mil doses da vacina, que atenderão a primeira fase da campanha.